
Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 2002, monumento está sujeito à ação do tempo (Alexsander Ferraz/AT)
Com vista privilegiada e projeto assinado por Oscar Niemeyer, o Memorial dos 500 Anos, conhecido como Mirante da Ilha Porchat, já foi um ponto turístico obrigatório em São Vicente. No entanto, atualmente o local encontra-se em estado de abandono, com sujeira, banheiros fechados, árvores sem poda que bloqueiam a vista, paredes pichadas e diversos problemas estruturais.
Na quarta-feira (23), a equipe de A Tribuna visitou o mirante e constatou diversas irregularidades: teias de aranha, grades enferrujadas, paredes sujas e com infiltrações, além de lixo e sujeira espalhados pela escadaria e nas imediações. A falta de manutenção tem prejudicado a vista panorâmica, com árvores altas bloqueando a visão das praias de São Vicente e Santos.

Banheiros fechados e com janelas quebradas; do lado de fora, sujeira e pichações (Alexsander Ferraz/AT)
Cláudio Sato, assessor de uma empresa de construção em São Paulo, criticou a falta de poda das árvores e afirmou que a vista ficou comprometida. "O visitante percebe o descuido, e a manutenção e limpeza deixam a desejar", afirmou Sato, que leva frequentemente visitantes estrangeiros ao local.

Aranhas, teias, casulos: sujas, paredes também estão com infiltrações (Alexsander Ferraz/AT)
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de São Vicente informou que a reforma do memorial está prevista para começar neste semestre. O custo será de R$ 650,2 mil, provenientes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), do Governo Estadual. O projeto de reforma inclui a pintura do monumento, recuperação dos sanitários, melhorias no passeio público e ajustes para oferecer mais conforto e segurança aos visitantes.

Sem poda, árvores altas comprometem um dos atrativos do local: a vista panorâmica (Alexsander Ferraz/AT)
O Memorial dos 500 Anos foi inaugurado em 2002, em comemoração aos 500 anos do Brasil. Localizado no topo da Ilha Porchat, o monumento é dedicado ao país e oferece uma vista deslumbrante das praias da região. Situado a 76 metros de altitude, o mirante está posicionado de forma a apontar para uma linha imaginária em direção ao Congresso Nacional, em Brasília.
Assuntos relacionados