Segundo a funcionária, o buraco está localizado em frente à Avenida Antônio Rodrigues (Arquivo Pessoal) Uma cratera se abriu há quase dois meses entre a calçada e a faixa de areia na Praia do Gonzaguinha, em São Vicente, no litoral de São Paulo. Desde então, andar pelo local tem se tornado cada vez mais difícil, mesmo após os reparos feitos, segundo o relato de uma pessoa que trabalha nas proximidades e preferiu não se identificar. Tanto que os pedestres precisam fazer "uma volta imensa" para contornar os pontos de risco que surgiram no calçadão - entre eles buracos e trechos com pisos soltos ou faltando. A Prefeitura informou que houve um deslocamento no piso e na mureta no lugar. (Confira o posicionamento completo mais abaixo) Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! Ainda segundo a mulher que trabalha no local, o trecho de maior risco está localizado em frente à Avenida Antônio Rodrigues. Ela acrescenta que, quando a maré sobe, a situação se agrava, dificultando ainda mais a passagem de quem circula pelo local. “Uma criança já rolou, estava correndo tentou parar em cima da hora, porém rolou”, observa. De acordo com a geógrafa e docente do Instituto do Mar, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Breylla Campos Carvalho, as fortes chuvas que atingiram a Baixada Santista recentemente provocaram uma nova erosão costeira na área, que já estava comprometida desde o temporal ocorrido em fevereiro. “Essa parte da praia fica submersa nos momentos em que a maré sobe, mas a erosão ali se deve ao fluxo de água gerado pela precipitação extrema”, complementa. Posicionamento A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), informou que, devido à ação da maré, houve um deslocamento no piso e na mureta na altura do número 144 da Avenida Antônio Rodrigues, no bairro Boa Vista, mas reforçou que não há mais nenhuma cratera no local. "A área foi interditada preventivamente, e a empresa responsável pela urbanização já foi acionada para realizar os reparos. Técnicos estudam a melhor forma de recuperar o trecho afetado", prosseguiu. A Administração Municipal afirmou que segue monitorando a situação para garantir a segurança no local.