
Família ainda teve que solicitar um Uber para voltar do hospital e carregar ela no colo até o veículo ( Foto: Reprodução )
Uma senhora de 83 anos quebrou a patela do joelho após sofrer uma queda no quintal de casa, na Vila São Jorge, em São Vicente, na última quarta-feira (21). Segundo o neto dela, Lucas Malheiro, a paciente foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até o Hospital de São Vicente, onde os médicos apenas enfaixaram o ferimento e a mandaram voltar para casa. A família ainda teve que solicitar um Uber e carregar ela no colo até o carro.
O filho da dona Maria de Lourdes, Sérgio Luiz, recebeu um encaminhamento para o Hospital do Vicentino (Pronto Socorro localizado na linha vermelha), e, no dia seguinte, foi informado no atendimento que teria que retornar apenas no dia 20 de março, para saberem o que será feito.
Lucas, o neto de dona Maria, comenta o caso com indignação: "Um descaso total com uma idosa de bem. Apesar da idade, ela é independente, lúcida e uma inspiração pra mim. Eles nem analisaram se dava pra colocar no lugar. Imagina ficar um mês aguardando para saber se vai fazer cirurgia ou não. E se for, sabe se lá quando será feito..."
De acordo com o familiar, a casa tem escadas e Maria está tendo que dormir no sofá da sala, sem receber o devido atendimento: "Se ela permanecer muito muito tempo sentada, dificilmente terá a mesma vida ativa de antes, caso consiga voltar a andar.
A Prefeitura de São Vicente informou, em nota, que a paciente foi atendida no Pronto Socorro (PS) Central onde recebeu atendimento, avaliação do ortopedista e teve a lesão relatada em prontuário, porém o caso não chegou a ser classificado como de urgência ou emergência.
Sendo assim, a Administração explicou que a idosa foi imobilizada e medicada. Na sequência, ela recebeu encaminhamento para a unidade especializada Centro de Atendimento de Traumatologia e Ortopedia (Cato) para continuar o tratamento.
Ainda segundo a nota, a unidade de saúde entrou em contato com o filho da paciente, Sérgio Luiz, e a consulta que estava marcada para 20 de março foi adiantada para dia 06 de março.
Assuntos relacionados