Você sabia que Santos não se resume às praias? Confira outras atrações turísticas

Na Cidade há experiências gastronômicas, ecológicas, culturais e muito mais

Por: Redação  -  26/01/22  -  18:27
Laje de Santos
Laje de Santos   Foto: Fernanda Luz

Para além de passear pela orla, Santos oferece um variado leque de opções de ecoturismo, onde o contato com a natureza é o principal atrativo, com trilhas e mergulhos em cachoeiras e piscinas naturais.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Ilha Diana
A cerca de 30 minutos de barco do Centro de Santos, a Ilha Diana é um pedaço de terra isolado do mundo urbano. Localizada na confluência do Rio Diana com o Canal de Bertioga, ao lado do Rio Jurubatuba, a ilha fica na área continental de Santos, onde residem cerca de 200 caiçaras. Um passeio entre as suas casas coloridas, uma visita à Igreja Bom Jesus da Ilha Diana e a degustação da tradicional culinária caiçara, como o peixe azul-marinho, é um programa e tanto para curtir com a família e os amigos.


As experiências gastronômicas podem ser agendadas com pelo menos um dia de antecedência, pelo telefone (13) 3019-5418. As barcas operam das 6h50 às 23h50, saindo do atracadouro localizado atrás da Alfândega de Santos, no Centro Histórico. Os horários e tarifas podem ser consultados no site (Transporte – Barca Área Continental).


Outra opção é se integrar ao Projeto Vida Caiçara, que diariamente leva um grupo de 15 a 40 pessoas à Ilha Diana. Os passeios devem ser agendados com pelo menos três dias de antecedência pelo telefone (13) 99741-8690. No pacote completo, os visitantes têm transporte de ida e volta da ilha, passeio monitorado pela área e pelo manguezal, café da manhã e almoço típico. O projeto oferece também condições especiais para grupos maiores, como escolas e outras instituições, e organiza outros tipos de pacote.


Fazenda Cabuçu
Referência histórica na Baixada Santista, a Fazenda Cabuçu serviu, durante o período de colonização, de abrigo à Companhia de Jesus, que ali montou um posto de catequese para os índios. O ponto alto do roteiro é a cachoeira do Cabuçu, com cerca de 10 metros de altura, que desce sobre enorme rocha e forma uma grande piscina natural. A Fazenda Cabuçu fica na Rodovia Rio-Santos e pode ser visitada através de agendamento com uma das agências de ecoturismo em Santos, como a Caiçara Expedições (13) 3466-6905.


Sítio Itabatinga
Com 9 alqueires de área, o Sítio Itabatatinga é formado por mata nativa, onde se destacam palmeiras e plantações de banana. Entre 1900 e 1935, o local, então com 20 alqueires, pertenceu ao construtor espanhol João Esteves Martins, responsável por diversos plantios. Com 400 m2, a casa do sítio possui senzala no andar inferior, cujas argolas de ferro que prendiam os negros ainda lá se encontram. Há ainda ruínas de um alambique do início do século 19. O Sítio Itabatatinga fica na estrada Piaçaguera-Guarujá (sentido Cubatão) e as reservas podem ser feitas pelos telefones (13) 3352-3642 ou 99775-1948.


  Foto: Arquivo/AT

Mergulho logo alí
Melhor ponto de mergulho de todo o Estado e um dos melhores do país, com água cristalina, onde a visibilidade pode chegar a 30 metros, a Laje de Santos é uma formação rochosa granítica com perfil que lembra uma baleia, tem 550m de comprimento, 33m de altura e 185m de largura. O lugar favorece um mergulho inesquecível: água do mar cristalina, temperatura em torno de 23º e fauna impressionante.


Os mais aventureiros, em um mergulho a 23 metros, poderão observar a embarcação Moreia, naufragada artificialmente em 1992. Descendo um pouco mais, a cerca de 40 metros, está o Parcel das Âncoras. Também são imperdíveis, nesse passeio, os rochedos submersos na extremidade sul da laje, onde são formadas piscinas naturais que abrigam vários cardumes de peixes-cirurgiões.


Criado em 27 de setembro de 1993, o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos abrange áreas emersas (Ilha Laje de Santos e rochedos conhecidos como Calhaus) e imersas (parcéis, fundo arenoso e a coluna de água). É a primeira unidade estadual a compreender o meio aquático marinho, sob administração da Fundação Florestal e Instituto Florestal, órgãos da Secretaria do Meio Ambiente.


Cinco espécies de aves marinhas insulares procriam na laje: o gaivotão, três espécies de trinta-réis e o atobá-marrom. Trata-se da única ilha no Brasil que constitui sítio reprodutivo frequente destas três espécies de trinta-réis. As demais espécies são visitantes. Ao todo foram registradas 30 espécies de aves, sendo 17 marinhas e 13 não marinhas. A fragata, albatrozes e petréis, o falcão-peregrino e passarinhos, entre outras, compõem o cenário.


A sede administrativa do Parque Estadual, no Japuí, em São Vicente, oferece mais informações sobre a Laje de Santos pelos telefones (13) 3567-1495 e (13) 3567-1506. A Nautilus Laje de Santos promove visitas e as reservas podem ser feitas pelo telefone (13) 98205-5419.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter