Tenente Coimbra diz que estado cogita não reabrir IML de Santos

Equipamento está fechado há um ano. Governo diz que unidade terá novo endereço

Por: Por ATribuna.com.br  -  20/03/21  -  17:40
IML de Santos, no Saboó, foi fechado após as chuvas de março
IML de Santos, no Saboó, foi fechado após as chuvas de março   Foto: Arquivo/Matheus Tagé/AT

O deputado estadual Tenente Coimbra (PSL) disse, nesta quinta-feira (18), que o governo do estado de São Paulo cogita não reabrir a unidade do Instituto Médico Legal (IML) de Santos. No início deste mês completou um ano que o equipamento está fechado.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O local teve as atividades paralisadas por conta de danos estruturais causados pelas fortes chuvas que atingiram a região em março de 2020. Desde então, os moradores de Santos e São Vicente necessitam ir até o IML de Praia Grande para realizar procedimentos.


“Isso é muito grave, pois continuará obrigando os moradores que necessitam do serviço a se deslocarem para o IML de Praia Grande”, criticou Coimbra.


De acordo com o parlamentar, ainda não há qualquer previsão de reabertura ou posicionamento do governo estadual. Ele ainda ressaltou que os problemas no local vão além da estrutura do prédio.


“Está claro que a questão estrutural não é o motivo do fechamento, são interesses políticos. O IML não está apenas com sua estrutura comprometida, mas com os seus equipamentos ultrapassados e não há profissionais suficientes, pois há muitos anos não é realizado concurso público algum. Além disso, os que estão trabalhando hoje vivem sobrecarregados, exercendo funções para as quais não foram empossados e com salários defasados”, disse Coimbra.


Ainda no ano passado, o deputado recorreu ao Ministério Público de Santos, para relatar a situação. A ação aguarda uma resposta. “É inadmissível que o Instituto ainda esteja fechado por falta de planejamento e gestão do Governo do Estado. Quem sofre é a população de Santos, que precisa se deslocar para a cidade vizinha para contar com serviços como exame de corpo de delito e liberação de corpos, e de toda a Baixada Santista, pois o fechamento desta unidade sobrecarrega a de Praia Grande e seus profissionais, refletindo diretamente na qualidade do serviço oferecido”, concluiu.


Novo local


Em fevereiro deste ano, oEstudo de Impacto de Vizinhança (EIV)da futura nova sede do IML de Santos, na Rua Bernardo Browne, 122/124, no Estuário, foi aprovado pela Comissão Municipal de Análise de Impacto de Vizinhança (Comaiv).Esse era o principal entrave para a mudança, que é recheada de críticas dos vizinhos do novo prédio, quefica em área residencial.


Questionada sobre a possibilidade do encerramento definitivo das atividades do IML de Santos, a Superintendência da Polícia Técnico Científica esclareceu que está na fase final dos procedimentos administrativos necessários para a implantação do equipamento em novo endereço.


Logo A Tribuna
Newsletter