Teatro Coliseu, em Santos, entra em obras por um ano

Primeira etapa, de quatro previstas, já está em curso e contempla telhados e fachada

O Teatro Coliseu, no Centro de Santos, está novamente em obras. Desta vez, nessa primeira etapa, estão previstos substituição e reparos em coberturas, restauração da fachada e de todas as esquadrias externas, pintura do prédio anexo, atualização do sistema de para-raios e modernização do sistema de iluminação cênica da fachada.

Segundo a prefeitura, a obra abrange, ainda, recuperação da calçada do entorno em concreto desempenado, no padrão Calçada para Todos. Mesmo em obras, o teatro não será fechado.

As secretarias de Infraestrutura e Edificações e de Cultura estabeleceram um plano de obras para que o teatro não tivesse agendamento a partir de janeiro.

A obra deverá ser executada no prazo de um ano a contar da emissão da Ordem de Serviços, que autoriza o início da obra (emitida em 14 de outubro de 2019).

A empresa Spalla Engenharia foi quem apresentou o menor preço na licitação para execução da primeira etapa de obras, com o valor de R$ 4.273.750,23, incluindo material, mão de obra e equipamentos.

A primeira das quatro etapas da reforma do Teatro Coliseu foi garantida com a assinatura de convênio entre a prefeitura e o Governo do Estado, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas (Dadetur).

Outras etapas

Para a segunda etapa, está prevista reforma da caixa cênica do Teatro Coliseu. Ela contempla modernização das varas cênicas e das cortinas, melhorias no recinto da orquestra sob o palco, modernização dos elevadores de palco e pintura interna de toda a caixa cênica.

O valor estimado desta etapa é de R$ 2,2 milhões, com prazo de execução de seis meses. A prefeitura está pleiteando verba Dadetur 2020 para a obra.

Já a terceira etapa prevê restauro das pinturas e elementos decorativos do foyer, sala de câmara e plateia. E a quarta e última etapa tem o objetivo de modernizar o edifício anexo. Nessas duas últimas fases, ainda não há valores definidos, porque o restauro das pinturas está sendo orçado por restauradoras.

Tudo sobre: