EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

5 de Agosto de 2020

Segunda etapa do orçamento participativo de Santos começa nesta semana

População santista poderá votar nos assuntos a serem inclusos no Orçamento do Município

A partir desta segunda-feira (11) até o dia 31 de julho, a população santista poderá votar nos assuntos que considera prioritários para inclusão no Orçamento do Município.

A proposta faz parte da segunda etapa do Orçamento Participativo Amplo (OPA), programa Coordenado pela Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC) e Secretaria de Finanças, que tem como objetivo permitir ao cidadão influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos.

Na primeira etapa do OPA, entre os meses de fevereiro a abril, os munícipes puderam apresentar suas principais demandas, por meio de consultas públicas que foram registradas pela Ouvidoria Presente, além de propostas enviadas à Ouvidoria Digital. Nesta segunda fase, os assuntos serão disponibilizados para votação por bairros e unidades escolares.

A prefeitura afirma que na primeira fase, foram computadas 1.228 participações. No levantamento desta segunda fase realizado pela OTC, as indicações voltadas aos serviços públicos (551 propostas) foram as demandas mais apontadas. Saúde, educação, meio ambiente, mobilidade urbana, segurança, cidadania e ação social, cultura, esporte e turismo também foram elencadas pelos munícipes.

Os assuntos mais votados como prioridade pelos santistas serão incluídos no Plano de Prioridades e Necessidades – PPN, com encaminhamento à Secretaria Municipal de Finanças, que integrará a Lei Orçamentária Anual - LOA.

Para eleger os itens que considera prioritários para as escolas municipais e também para os bairros de Santos, basta acessar o site da ouvidoria e clicar no ícone orçamento participativo.

Em seguida, selecionar e verificar o captcha (não sou um robô), escolher bairro ou escola para votar na prioridade. É possível votar em apenas um assunto por área.

Tudo sobre: