Santos tem aumento na média móvel de mortes por Covid-19 em sete dias

Cidade passou de três para quatro a média de óbitos em decorrência do vírus

Por: Nathália de Alcantara  -  11/08/20  -  11:24
Segundo o infectologista Marcos Caseiro, esses números têm a ver com exames que estavam represados
Segundo o infectologista Marcos Caseiro, esses números têm a ver com exames que estavam represados   Foto: Matheus Tagé/AT

Santos teve um aumento na média móvel de mortes por Covid-19, em um período de sete dias. Segundo dados feitos pelo matemático Mario Esteves, com base em dados da Secretaria Municipal de Saúde, a Cidade passou de três para quatro a média de óbitos.


>>> Quadro da média móvel de mortes por Covid-19 em sete dias em Santos


Segundo o infectologista Marcos Caseiro, esses números têm a ver com exames que estavam represados devido a uma demora maior para os resultados ficarem prontos.


“As mortes em investigação têm confirmação de covid-19 ou não entre sete e 15 dias.Por isso, muitas vezes os números reais demoram para sair. Outra questão é que a média móvel pode variar de semana para semana, já que os dados são atualizados na data em que o teste para a doença foi feito e não em quando o resultado foi divulgado”, explica o especialista.


O infectologista José Sampaio reforça que a média móvel de mortes ainda varia bastante, aumentando e diminuindo. Ou seja, que os cuidados devem ser mantidos com a mesma seriedade de antes.


“É necessário seguir no isolamento social, usar máscara e manter os hábitos de higiene. Nós ainda não superamos essa doença e sermos cuidadosos é a única maneira de garantirmos a nossa segurança e a das pessoas que amamos”.


Logo A Tribuna
Newsletter