Parque Valongo, localizado na área dos antigos armazéns do Porto, é voltado a recreação, lazer, cultura e esporte. A entrada é gratuita (Alexsander Ferraz/AT) Descentralizado das praias e não mais tão preso a uma lista de pontos a serem visitados. O turismo mudou. Pelo menos é o que garante o prefeito de Santos, Rogério Santos, ao analisar o setor na Cidade. É claro que locais como Parque Valongo, Museu Pelé, Aquário, Orquidário e Horto Florestal jamais deixarão de ser procurados por quem vai a Santos. Porém, ao escolher conhecer o município, o foco, agora, está mais voltado ao modo de vida, cultura e gastronomia. Esses elementos, inclusive, levam Santos a estar inserida no planejamento de viagens daqueles que buscam um pouco de tudo. Há atrações para todos os gostos e idades. “A pessoa ia lá para Paris para ver a Torre Eiffel e o Arco de Triunfo. Ia para a Bahia para ver o elevador Lacerda, ao Rio de Janeiro, para conhecer o Corcovado, e aqui em Santos, as praias. E hoje mudou. O turismo está muito focado no modo de vida, na cultura, na gastronomia. E Santos oferece isso tudo. Nós temos grandes restaurantes, chefes gastronômicos e equipamentos. O Parque Valongo é, por exemplo, um projeto completo, incluindo um futuro terminal de cruzeiros”, ressaltou o prefeito santista. Museu Pelé, no Valongo, já se tornou referência no turismo santista (Vanessa Rodrigues/AT) A própria escolha do local está alinhada aos projetos de revitalização do Centro Histórico pela Prefeitura, já que os visitantes costumam desfrutar dos pontos turísticos ali localizados, antes de embarcarem para o seu destino. “Nosso terminal atual tem uma qualidade ímpar em termos de infraestrutura, mas queremos que ele venha aqui para o centro, onde tem equipamentos históricos. Estamos trabalhando com o turismo náutico. Reformamos a Ponte Edgard Perdigão, na Ponta da Praia, de onde saem embarcações, que vêm, agora, para o píer flutuante, no Parque Valongo”, disse o chefe do Executivo. Vale lembrar que a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) criou as rotas Conheça Santos Turismo Náutico. Os roteiros vão chegar ou sair do píer flutuante do Parque Valongo, que terá capacidade para 14 embarcações pequenas, servindo também como base para transporte de passageiros. Roteiro gastronômico também está no radar dos visitantes (Matheus Tagé/Arquivo AT) “Vamos construir esse ano, já com o recurso do Governo de Estado, um atracadouro na Área Continental, no Caruara. É o Portinho do Caruara. Queremos pensar no turismo ecológico, tanto nos morros, como na Zona Noroeste, com o Parque dos Morros e o Parque dos Mangues”, afirmou o prefeito. O Portinho do Caruara terá 12.652,22 metros quadrados revitalizados e se transformará em um novo complexo turístico da cidade. “Também queremos pensar no turismo de negócios. Fizemos o centro de convenções, na Ponta da Praia, e trabalhamos em conjunto com a Prefeitura de Guarujá em relação ao aeroporto, que conversa com o Porto de Santos. As pessoas poderão ir para o Aeroporto do Guarujá de lancha, a partir de Santos e também terão a chance de fazer o caminho inverso”. De acordo com o prefeito, será feita uma reforma no Aquário Municipal e no Horto Florestal. Isso sem contar os investimentos na região central, uma marca da gestão atual. “Vou entregar o antigo Mercado Municipal, que é o mercado criativo, revitalizado, com o prédio recuperado e o VLT na porta. Vamos começar agora a fazer todo o entorno do Mercado, das catraias, que também vão agregar ao turismo náutico projetado”. Revitalizada, Ponte Edgard Perdigão é local de partida das escunas (Alexsander Ferraz/AT) Para Rogério, falar em VLT e no Aeroporto de Guarujá é explorar, junto ao turismo, todos os modais de transporte. “Todas as cidades internacionais turísticas, elas oferecem vários tipos de modais. por isso o incentivo ao túnel submerso e à nova pista da Rodovia dos Imigrantes”.