Santos retira cerca de 150 toneladas de lixo do Rio Furado

Trabalho de limpeza integra a Operação Cuidando de Santos.

Por:  -  30/01/19  -  10:54
Atualizado em 30/01/19 - 11:14
Por dia, funcionários da prefeitura de Santos recolhem cerca de 7 toneladas
Por dia, funcionários da prefeitura de Santos recolhem cerca de 7 toneladas   Foto: Susan Hortas/PMS

A prefeitura de Santos retirou cerca de 150 toneladas de lixo que estavam no Rio Furado, em um trecho que fica natravessa Gemma Rabello, no bairro Alemoa. O trabalho de limpeza, que integra a Operação Cuidando de Santos, é realizado no local há 20 dias.


Entre os detritos recolhidos estão pedaços de madeira, todo tipo de embalagens e outros resíduos descartados incorretamente. “Apesar das sinalizações sobre o local ser área de preservação permanente e a proibição de descarte, o serviço periódico se faz necessário devido à falta de conscientização da população e para evitar osalagamentos”, ressalta o subprefeito da Zona Noroeste, Acácio Egas, responsável pela manutenção daquela região.


São dez homens da Subprefeitura da Zona Noroeste, que atuam em revezamento das 7h às 17h. Por dia, esses funcionários recolhem cerca de 7 toneladas.


À margem do Rio Furado, estão moradias de alvenaria e vestígios de palafitas desmontadas após a saída das famílias para o conjunto habitacional Caneleira 4. Quando se aproxima do rio é possível observar partes de cano, fraldas, absorventes, roupas, embalagens de bolo, garrafas PET e de vidro, grades de ferro, madeiras de tamanhos variados, caixas de ovos e até pneus de caminhão e de trator.


Todos esses detritos são recolhidos, reservados em local seco para escoamento da água e, quando estão em condições, são acondicionados em sacos de lixo e recolhidos para serem encaminhados ao aterro sanitário. O mesmo trabalho será realizado na Travessa São Jorge que fica do outro lado da margem do rio.


Logo A Tribuna
Newsletter