Santos libera restaurantes e salões de beleza a partir desta segunda-feira

Reabertura de segmentos é possível após Baixada Santista avançar para a fase amarela no Plano São Paulo. Saiba o que poderá funcionar na Cidade

Por: Por ATribuna.com.br  -  11/07/20  -  23:09
Restaurantes se planejam, mas com preocupações
Restaurantes se planejam, mas com preocupações   Foto: Foto adobe Stock com arte de Monica Sobral

Santos entra, nesta segunda-feira (13), na fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena. Com a nova classificação, autorizada nesta sexta-feira (10), pelo governador João Doria (PSDB), poderão reabrir parcialmente uma leque maior de estabelecimentos. Com isso, bares, restaurantes, lanchonetes, quiosques, salões de beleza e barbearias recebem autorização para funcionar. As praças de alimentação dos shopping centers também poderão voltar a receber clientes para o consumo no local.  


Será permitida ainda a prática de atividades físicas e esportivas individuais em equipamentos públicos e privados (academias, clubes e escolinhas esportivas). Os hotéis, por sua vez, poderão voltar a receber turistas, respeitando o limite de 40% da capacidade de ocupação. Atualmente, já recebem hóspedes corporativos e com fins de moradia. O decreto com a nova regulamentação será publicado em edição do Diário Oficial deste sábado (11).  


O avanço da Baixada Santista no programa de retomada econômica foi anunciado nesta sexta-feira (10) pelo governo estadual.


O que muda


Com a mudança de etapa, a limitação de atendimento passa de 20% para 40% da capacidade, com funcionamento por até seis horas diárias – valendo para todos os comércios, salões de beleza e barbearias. 


Os estabelecimentos comerciais da região Central (Valongo, Centro, Paquetá, Vila Nova e Vila Mathias), estarão abertos de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, e, aos sábados e domingos, das 9h às 15h. No restante da Cidade, funcionarão das 13h às 19h diariamente. 


As academias poderão funcionar das 6h às 8h e das 17h às 21h, diariamente. Clubes e escolinhas de futebol, das 15h às 21h, todos os dias. Os limites de horário são estabelecidos pelo governo do Estado, por meio do Plano São Paulo. 


Em virtude da reabertura das praças de alimentação para consumo local, os shopping centers poderão optar pelo horário de funcionamento que melhor convier: das 12h às 18h ou das 15h às 21h, diariamente. 


Em todos os locais, seguem em vigor os protocolos de distanciamento, higienização, aferição de temperatura e uso obrigatório de máscaras, estabelecidos pelo Município. 


“Desde o início, tomamos medidas rigorosas. Nos empenhamos em preparar a rede municipal de saúde e fomos pioneiros no Estado com a pesquisa epidemiológica”, comentou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, salientando que a prevenção à covid-19 deve continuar. “É importante ressaltar que a pandemia não acabou. Seguir com prudência e responsabilidade é obrigação de todos para nos mantermos na fase amarela e avançarmos”. 


Logo A Tribuna
Newsletter