A área exclusiva para pedestrianismo funciona às terças, quartas e quintas-feiras na orla de Santos (Diego Matos/ PMS/ Divulgação) Santos passa a contar a partir desta terça-feira (8) com a Área de Treinamento de Pedestrianismo (ATP) para uso exclusivo dos praticantes da modalidade. Trata-se a princípio de um projeto-piloto. Clique aqui para seguir o canal de A Tribuna no WhatsApp! O espaço será montado às terças, quartas e quintas-feiras (exceto em feriados e dias de chuva), das 4h às 6h, em trecho da orla que vai da Avenida Bartolomeu de Gusmão (pista José Menino/Ponta da Praia, na altura do número 36, logo após a rotatória em frente à Basílica de Santo Antônio do Embaré) até a Rua Alexandre Martins (Aparecida). A ATP será monitorada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. A iniciativa visa atender demanda dos atletas da modalidade. Cavaletes indicarão o início e término do percurso reservado para os praticantes. Será exatamente como ocorre com a Área de Treinamento de Ciclismo (ATC), que funciona entre as ruas Alexandre Martins e Capitão João Salermo (Ponta da Praia). Paralelamente à implantação do projeto-piloto para o pedestrianismo, a Prefeitura também desenvolve estudos sobre a viabilidade de instalação de uma pista de corrida na orla santista. Como fica o trânsito? Durante o período de funcionamento, no trecho da ATP, a avenida da praia ficará fechada para o trânsito. Os motoristas deverão utilizar como rota alternativa a Avenida Epitácio Pessoa. Já os usuários dos ônibus municipais devem ficar atentos aos desvios nas linhas que trafegam pela orla nos dias e horários do funcionamento da área de treinamento. As linhas 05, 139 e 194, sentido Rua Alexandre Martins, irão pelas avenidas Bartolomeu de Gusmão, Siqueira Campos, Epitácio Pessoa e Rua Alexandre Martins. As linhas 23, 42, 52, 152 e 194, no sentido Ponta da Praia, seguirão pelas avenidas Bartolomeu de Gusmão, Siqueira Campos e Epitácio Pessoa e Praça Gago Coutinho.