Santos ganha novo centro de inteligência artificial para o público

UniSantos abre laboratório para alunos, mas comunidade o usará depois, com cursos

Por: Da Redação  -  12/09/19  -  01:28
IA é a capacidade de máquinas aprenderem raciocínios com base em dados; grupos definirão pesquisas
IA é a capacidade de máquinas aprenderem raciocínios com base em dados; grupos definirão pesquisas   Foto: Alexsander Ferraz/ AT

A Universidade Católica de Santos (UniSantos) inaugura nesta quarta-feira (11) um Laboratório de Inteligência Artificial (IA) para alunos e, posteriormente, a comunidade. Fica no campus da Avenida Conselheiro Nébias, 300, na Vila Mathias,  


São 16 computadores com programas de desenvolvimento de tecnologia. IA é a capacidade de as máquinas aprenderem raciocínios lógicos ou repetidos, partindo de um banco de dados pré-estabelecidos, segundo o professor e coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, Ciro Cirne Trindade.  


“Por exemplo, quando você acessa o Google e recebe recomendações baseadas no seu dia a dia, isso é inteligência artificial”, explica ele. O professor aguarda grupos de estudos definirem linhas de pesquisa. 


Entre elas, a que provavelmente vai mais usar o espaço é a disciplina de Internet das Coisas, que faz a conexão de aparelhos utilizados no cotidiano às necessidades do usuário. 


Desenvolvimento  


Conforme o coordenador, já está programado no novo espaço um Hackathon – maratona de programação e desenvolvimento de projetos – da turma de Direito da universidade.  


“No Direito, já há softwares capazes de ler grande informação de processos e dar melhor direcionamento de atuação em cada ação. Essa é uma das possibilidades de desenvolvimento de IA para otimizar trabalho”, conta.


O laboratório tem parceria e cocriação da Zero Treze Innovation Space e da IBM. A ideia é abrir o laboratório, posteriormente, para startups e cursos abertos à comunidade. De acordo com a IBM, aproximadamente 7,2 milhões de brasileiros precisarão receber treinamento sobre o assunto até 2022, devido às mudanças trazidas pela IA ao mercado.


Logo A Tribuna
Newsletter