EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

19 de Setembro de 2019

Santos ganha novo centro de inteligência artificial para o público

UniSantos abre laboratório para alunos, mas comunidade o usará depois, com cursos

A Universidade Católica de Santos (UniSantos) inaugura nesta quarta-feira (11) um Laboratório de Inteligência Artificial (IA) para alunos e, posteriormente, a comunidade. Fica no campus da Avenida Conselheiro Nébias, 300, na Vila Mathias,  

São 16 computadores com programas de desenvolvimento de tecnologia. IA é a capacidade de as máquinas aprenderem raciocínios lógicos ou repetidos, partindo de um banco de dados pré-estabelecidos, segundo o professor e coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, Ciro Cirne Trindade.  

“Por exemplo, quando você acessa o Google e recebe recomendações baseadas no seu dia a dia, isso é inteligência artificial”, explica ele. O professor aguarda grupos de estudos definirem linhas de pesquisa. 

Entre elas, a que provavelmente vai mais usar o espaço é a disciplina de Internet das Coisas, que faz a conexão de aparelhos utilizados no cotidiano às necessidades do usuário. 

Desenvolvimento  

Conforme o coordenador, já está programado no novo espaço um Hackathon – maratona de programação e desenvolvimento de projetos – da turma de Direito da universidade.  

“No Direito, já há softwares capazes de ler grande informação de processos e dar melhor direcionamento de atuação em cada ação. Essa é uma das possibilidades de desenvolvimento de IA para otimizar trabalho”, conta.

O laboratório tem parceria e cocriação da Zero Treze Innovation Space e da IBM. A ideia é abrir o laboratório, posteriormente, para startups e cursos abertos à comunidade. De acordo com a IBM, aproximadamente 7,2 milhões de brasileiros precisarão receber treinamento sobre o assunto até 2022, devido às mudanças trazidas pela IA ao mercado.