Trecho junto ao Outeiro de Santa Catarina sofreu alterações, com calçadas mais largas, pista estreitada e restrição ao tráfego de caminhões (Alexsander Ferraz/AT) A Prefeitura deu início à uma nova etapa da revitalização do eixo turístico do Centro Histórico de Santos. No último dia 13, a Cidade concluiu as obras na Rua da Constituição, segunda etapa do projeto. As intervenções começaram no trecho da Rua Tuyuti, entre o Largo Marquês de Monte Alegre e a Frei Gaspar, que foi transformado no Boulevard Cidade de Gênova. A próxima fase se concentra na Rua do Comércio, terceira e última via incluída no contrato atual. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! Com o fim dos trabalhos, a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET) implementou uma mudança no trânsito da região: a mão de direção da Rua da Constituição foi invertida no trecho entre a Visconde do Rio Branco e a Xavier da Silveira, passando a ter sentido cais. Entre a Visconde do Rio Branco e a General Câmara, a via permanece com sentido Centro. O trecho junto ao Outeiro de Santa Catarina também sofreu alterações, recebendo calçadas mais largas, pista estreitada e com restrição ao tráfego de caminhões. Apenas veículos de passeio e o bonde turístico podem circular no local. Ainda estão previstas a instalação de bancos curvos, floreiras, lixeiras de concreto e balizadores, além de um projeto de ajardinamento. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Santos, Glaucus Farinello, as intervenções fazem parte de um planejamento mais amplo para o Centro. “Um dos pilares mais importantes desse processo do novo Centro Velho é a habitação. Temos vários incentivos para atrair moradores para o Centro. O segundo pilar é a requalificação de vias, demonstrando para a sociedade uma nova roupagem para o Centro, mais acessível, com foco no pedestre e no turista”, explica. Rua da Constituição tem novas calçadas, mais largas; trecho perto do Cais teve mão de direção invertida (Alexsander Ferraz/AT) Farinello afirma que o pacote atual de obras inclui as ruas Tuyuti, da Constituição e do Comércio, mas que intervenções em outras vias do Centro Histórico também são estudadas. Outras frentes já estão em andamento ou em fase de projeto. “A gente fez o calçadão da Rua XV de Novembro, temos a nova passarela para o Parque Valongo em conclusão, e estudos para transformar outros trechos da cidade, como a continuidade da Rua XV de Novembro, a Frei Gaspar, a Rua Cidade de Toledo e o final da Rua Dom Pedro II”, afirma. Rua do Comércio Sobre a Rua do Comércio, próxima etapa das intervenções, o secretário explica que o foco será a acessibilidade. “Devido à passagem do bonde, não é possível fazer um calçadão, mas vamos rebaixar guias, instalar novo mosaico português, reassentar o paralelepípedo e melhorar o espaço para o pedestre. É uma rua estratégica, que conecta o entorno da Prefeitura ao conjunto do Valongo”. A proposta também dialoga com a futura chegada da segunda fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ao Centro Histórico. Conforme a Prefeitura, as obras integram um plano de readequação da mobilidade urbana, preparando a região para receber o novo modal. Segundo a Prefeitura, o contrato atual, executado pela empresa Pavisan, tem prazo até outubro e representa um investimento de quase R\$ 10 milhões, com recursos do Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do Governo do Estado, e do Município. Projeto As intervenções no eixo turístico do Centro Histórico de Santos começaram no trecho da Rua Tuyuti, entre o Largo Marquês de Monte Alegre e a Rua Frei Gaspar, que foi transformado no Boulevard Cidade de Gênova. O prazo para execução de todo o serviço termina no mês de outubro.