Objetivo é que apenas veículos autorizados trafeguem nessas pistas (Vanessa Rodrigues/AT) A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos iniciou nesta quinta-feira (15), das 15 às 17 horas, a Operação Ciclovia Segura. Consiste numa série de blitze educativas para conscientização sobre o uso correto e seguro das ciclovias. O foco é na circulação indevida de veículos motorizados incompatíveis, como ciclomotores. Pedestres que utilizam essas pistas de forma inadequada também serão alvo. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! A primeira ação será em três pontos: Fonte do Sapo, na Aparecida, Praça das Bandeiras, no Gonzaga, e Posto 2 (Praça do Surfista), na Pompeia. Agentes de trânsito abordarão, sem advertir, condutores de veículos irregulares e pedestres caminhando ou correndo na ciclovia. Assim ocorrerá três vezes por semana. O diretor Operacional da CET, Flávio Brito Júnior, afirma que podem trafegar nas ciclovias bicicletas, patinetes elétricos com velocidade de até 20 km/h e bicicletas motorizadas com potência de até 1 mil watts e velocidade máxima de 25 km/h, desde que funcionem com propulsão humana — o motor só é acionado quando o ciclista pedala. “Tanto os patinetes quanto as bicicletas motorizadas devem ter indicador de velocidade, campainha e luz para uso noturno”, diz. As bicicletas devem ter com espelhos retrovisores e pneus em boas condições. O uso do capacete é obrigatório para os dois veículos, e patinetes devem circular só com uma pessoa. A CET acrescenta que é proibida a circulação de ciclomotores, bicicletas com acelerador, veículos com potência ou velocidade superior à permitida e quaisquer outros fora das especificações técnicas legais. A fiscalização é feita pela companhia e por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). As punições previstas para infrações incluem multa de R\$ 88,38 e a remoção do veículo. Mas, na fase inicial da operação, o foco consiste em apenas orientar os usuários.