Santista aposta em bambu para fabricar skates 'inquebráveis'

Empresário Fellipe Lopes da Silva cria longboards feitos com materiais sustentáveis

Por: Marcela Ferreira & De A Tribuna On-line &  -  15/02/19  -  10:06
  Foto: Fellipe Lopes da Silva/Arquivo pessoal

Com a ideia de criar skates de forma ambientalmente responsável, Fellipe Lopes da Silva, de Santos, trocou a computação gráfica por sua paixão. Ele, que sempre gostou de saber como as coisas eram feitas, juntou o interesse ao hobby de andar de skate. O resultado é um produto sustentável e muito resistente, quase 'inquebrável'.


Hoje empresário, o shaper conta que seu primeiro longboard (skate longo) era feito de bambu, mas era importado. “Buscava um longboard novo, já que tinha trocado o meu por uma bicicleta. Foi quando vi um anúncio de venda de uma fábrica de longboards. Então, vendi meu carro e fui atrás de aprender tudo sobre como fazer isso. Acabei comprando a fábrica e todo seu maquinário, que estava em Bragança Paulista, e trouxe aqui para Santos”, conta.


A fábrica, que atualmente fica em Caruara – bairro na Área Continental de Santos, entre Bertioga e Guarujá -, produz skates totalmente idealizados por Fellipe, que cuida da concepção dos projetos de cada longboard, até a finalização de cada peça.


Materiais sustentáveis


A marca criada por Fellipe, a Holy, produz artesanalmente shapes de longboard em bambu e fibras com resina importada. Apesar de essa preocupação existir, o shaper conta que ainda estuda formas de substituir alguns materiais. “Procuramos novos materiais que possam substituir a fibra de vidro, que é tradicional na construção de skates e longboards”, explica.


Fábrica de longboards fica em Caruara, bairro na região continental de Santos, entre Bertioga e Guarujá
Fábrica de longboards fica em Caruara, bairro na região continental de Santos, entre Bertioga e Guarujá   Foto: Fellipe Lopes da Silva/Arquivo Pessoal

“Por serem feitos de bambu, os skates têm mais resistência do que um skate ou longboard de marfim ou maple [madeira proveniente da China ou Canadá]. O bambu é um dos materiais mais sustentáveis que existe. E, atualmente, é usado até em construção civil em muitos lugares do mundo”, diz.


O bambu utilizado na construção de cada shape vem da Indonésia. A resina e as fibras são importadas dos Estados Unidos. A mão de obra utilizada é totalmente artesanal, o maquinário é usado apenas para cortes e acabamento. “Tudo passa pela mão de um shaper. Não trabalhamos com nada automático”, afirma o idealizador da marca.


“Por ser muito flexível, com a mescla de outros materiais, um longboard de bambu acaba sendo muito difícil de rachar ao meio, por exemplo. Outra coisa que o bambu proporciona para o skate e longboard é a leveza. Nenhum longboard de qualquer outro tipo de madeira fica tão leve e resistente quanto um feito com bambu”. Esses são os diferenciais de utilizar um material sustentável, segundo o shaper.


Logo A Tribuna
Newsletter