
Também foram exigidas melhorias na sinalização das obras na Cidade (Sílvio Luiz/AT)
A Sabesp terá que fazer reparos imediatos em ruas e avenidas após ser notificada pela Prefeitura por qualquer obra ou intervenção em Santos. Do contrário, estará automaticamente sujeita a multas aplicadas pelo Município.
A Secretaria das Prefeituras Regionais informou ter havido reunião sobre o assunto, na quinta-feira (29), com representantes da Sabesp. O motivo foi o número de queixas por demora na correção de problemas, declarou.
Também foram exigidas melhorias na sinalização das obras, como a utilização adequada de cavaletes e cones, por segurança.
Além disso, para melhorar a eficiência da rede de drenagem e esgoto, a Sabesp se comprometeu a utilizar equipes de filmagem para inspeção das tubulações e estudar alternativas para melhorar o escoamento da água nos canais. De acordo com a Prefeitura, a Sabesp informou que cumprirá as exigências.
Em nota, a Sabesp afirmou que mantém diálogo permanente com a Prefeitura para garantir a rápida recomposição do asfalto após obras ou serviços e que vem buscando aprimorar os serviços. “A empresa informa, ainda, que executa as reposições dentro dos padrões de qualidade e dos prazos definidos no contrato firmado com a administração municipal e a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado).”
Reparação
O acordo aconteceu durante a Operação Reparação, que fiscaliza diariamente os serviços prestados por concessionárias em Santos. Desde o dia 20, quando começou, emitiram-se 109 intimações por falhas e omissões na manutenção de vias, calçadas e mobiliário urbano, segundo a Prefeitura.
A fiscalização é feita por agentes da Coordenadoria de Fiscalização de Posturas, com base em denúncias da população e em vistorias de rotina. As ações também decorrem de queixas relacionadas a serviços da CPFL e de empresas de telefonia, por exemplo.
Por ora, os bairros com prioridade são Centro, Chinês, Paquetá, Porto Paquetá, Porto Valongo, Valongo, Vila Mathias e Vila Nova.