O restaurante universitário fechou 50 minutos antes do horário habitual na terça; à esquerda, parafuso encontrado na comida (Reprodução) Mais de 150 estudantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) fizeram uma manifestação no restaurante universitário (RU) do campus Baixada Santista - Edifício Acadêmico I, em Santos, litoral de São Paulo, na noite de terça-feira (27). O protesto, que cobra melhorias na qualidade da alimentação oferecida na universidade, foi motivado por denúncias de precarização do serviço, administrado pela empresa terceirizada Real Food, desde o segundo semestre de 2024. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! Entre as principais reclamações dos estudantes estão casos recorrentes de alimentos impróprios, como o caso de um parafuso encontrado na comida, além de falta de coifa e ventilação adequada na cozinha. Um aluno também já encontrou "pedrinhas" no prato do RU (Reprodução) De acordo com um aluno ouvido por A Tribuna, que teve a identidade preservada, durante o protesto, a empresa terceirizada retirou e descartou toda a comida, impedindo que parte dos manifestantes pudesse jantar, apesar de parte deles já ter pago pela refeição. O horário de funcionamento vai até às 20h, mas, nesta terça-feira, o serviço foi fechado às 19h10. "A sensação é de descaso, todo o corpo discente sente isso. Não é à toa que, em pleno horário de aula, havia mais de 100 estudantes empenhados em reivindicar o direito à alimentação de qualidade", conta o estudante. Os problemas com o restaurante universitário começaram após a Real Food assumir o local. "Nosso campus conta com RU há muito tempo e não me lembro de relatos tão graves e tão frequentes. As reclamações são feitas há meses, por diversas vias, e tanto a empresa quanto a direção do campus não demonstram comprometimento ou interesse com uma pauta que está atingindo todos os alunos da Unifesp". Reivindicações Nesta quarta-feira (28), os estudantes realizaram duas novas assembleias, com a participação da empresa responsável e da direção da universidade. As reuniões tiveram como objetivo discutir e cobrar respostas para uma série de reivindicações: Gratuidade do restaurante universitário para estudantes de baixa renda; Gratuidade também para filhos de estudantes; Melhoria na qualidade dos alimentos servidos; Aumento do quadro de funcionários da cozinha; Fim da política de "segunda sem carne"; Implementação de café da manhã no restaurante universitário. Outro lado Em nota, a Unifesp informou que todas as demandas dos estudantes estão sendo debatidas com o coletivo do campus, em um processo contínuo de escuta e aprimoramento. Também comunicaram que aperfeiçoamentos são sempre bem-vindos, desde que construídos com diálogo e o comprometimento de toda a comunidade acadêmica. A universidade dispõe de canais oficiais para recebimento de denúncias, como o FalaBR, que garante os encaminhamentos institucionais necessários, de acordo com a Unifesp. A Tribuna procurou a Real Food e aguarda resposta.