Parada promete reunir milhares em marcha com trio elétrico, shows, performances e reivindicações (Vanessa Rodrigues/AT) Com o tema Envelhecimentos LGBT+: Memória, Resistência e Futuro, a 8ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de Santos ocorre no dia 29, um domingo. A concentração será a partir das 12 horas, na Praça José Bonifácio, Centro. O evento promete reunir milhares em marcha com trio elétrico, shows, performances e reivindicações políticas voltadas à população LGBTQIAPN+. Neste ano, a parada busca valorizar a memória de quem enfrentou dificuldades e abriu caminhos para conquistas atuais. “Falar de envelhecimento LGBT+ é reconhecer quem resistiu, quem construiu esse movimento com coragem. É um gesto político e afetivo”, afirma o presidente da associação organizadora do evento, a APOLGBT-Santos, Eduardo Ferreira. A programação já contou com a quarta edição dos Jogos da Diversidade, no Sesc Santos, na Aparecida. A atividade contou com jogos cooperativos, torneio de queimada, apresentações de dança, drag queens e a ballroom (batalhas de dança) da House of DDD. Para os organizadores, é uma forma de promover inclusão e combater preconceitos por meio do esporte e da arte. No dia 28, véspera da marcha, das 12 às 20 horas, ocorrerá a 3ª DiversaFeira – Feira da Diversidade de Santos, na Casa da Frontaria Azulejada, no Centro. Participarão mais de 50 empreendedores LGBT+, com oficinas, debates, apresentações culturais e ato inter-religioso. Entre os destaques, está a 1ª Conferência dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ da Baixada Santista. “Um espaço de formação, de negócios e de diálogo entre gerações”, comenta a vice-presidente da APOLGBT-Santos, Flávia Bianco. A marcha do dia 29 sai da Praça José Bonifácio rumo à Praça Mauá, com cortejo guiado por trio elétrico, onde haverá performances e apresentações musicais. A partir das 14h40, em palco na Praça Mauá, haverá shows e performances artísticas com artistas locais e nacionais. Entre os confirmados, estão Tchaka Drag Queen e Magenta, que também apresentam o evento. Toda a programação, gratuita, é realizada pela APOLGBT-Santos em conjunto com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), Tudo Vira Cult SP e Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, por meio do ProAC. Tem, ainda, apoio de Município, Sesc, Sabesp, Amstel Vibes e instituições e coletivos locais.