Cabos na Vila Mathias: trólebus foram implantados em 1963 em Santos (Sílvio Luiz/AT) A Prefeitura de Santos removeu cerca de 300 metros de fios troley, cabos aéreos dos antigos trólebus. O serviço foi realizado na Rua Júlio de Mesquita, no trecho entre as ruas Comendador Martins e Lucas Fortunato, na Vila Mathias. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos), os cabos foram removidos para recompor um trecho da rede aérea dos bondes que fica na altura do Outeiro de Santa Catarina, o qual foi danificado por um caminhão. Trólebus O antigo sistema de trólebus de Santos foi implantado em 12 de agosto de 1963. Desde 2020, a circulação dos veículos na cidade está suspensa, pois foram necessárias alterações estruturais nas vias do município para a implantação do sistema do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A primeira frota de trólebus em Santos contava com 50 modelos Fiat Alfa-Romeo Marelli Pistoiese, importados da Itália. Os veículos tinham capacidade para 95 passageiros, sendo 52 sentados e 43 em pé. A primeira linha a operar na cidade foi a 5, que saía da Rua Martim Afonso e seguia até a Praça Visconde de Itaborahy, no cruzamento da Avenida Afonso Pena com o Canal 5. À época, Santos contava com 76 km de rede elétrica. Em junho, A Tribuna noticiou que um exemplar do trólebus 625, o último da frota elétrica original de Santos, voltou à cidade após quase 30 anos. O veículo integrará o acervo do futuro Museu Ferroviário, no Valongo.