Prefeitura de Santos define bloqueios na entrada da cidade

Haverá interrupções em fins de semana para se instalarem estruturas de sustentação e proteção de viaduto

Por: Da Redação  -  14/09/19  -  00:11
Bloqueio será repetido em outros dois fins de semana
Bloqueio será repetido em outros dois fins de semana   Foto: Carlos Nogueira/ AT

A Prefeitura de Santos detalhou, nesta quinta-feira (12), as interdições que fará por causa de obras na entrada da cidade. O primeiro bloqueio será das 22h de sábado (14) às 5h de domingo (15), no sentido São Paulo–Centro, para quem vier da Via Anchieta. O bloqueio será repetido em outros dois fins de semana.


As interrupções ocorrerão para a instalação das estruturas de sustentação e proteção do viaduto que ligará as avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima e eliminarão semáforos naquela região.  


Segundo o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que nesta quinta-feira acompanhou o andamento das obras, cada bloqueio “vai ocorrer para permitir o cimbramento, que é a estrutura metálica que dá a sustentação para que a pista do viaduto possa ser construída”.


O gestor do projeto, Wagner Ramos, explica que, no primeiro fim de semana, será instalado o pórtico de sacrifício – peça responsável por proteger a parte de concreto do viaduto.  


No sentido Santos-São Paulo, não haverá interdição. Contudo, foi estabelecida uma alternativa de acesso. “Se houver uma dificuldade de trânsito, quebra de um veículo, por exemplo, a gente precisa ter uma rota alternativa”, diz o prefeito.  


Segundo Barbosa, antes dos acessos indicados nos desvios, haverá placas para orientação aos motoristas quanto ao percurso a seguir. “O que pôde ser feito sem interdição foi feito. Escolhemos interditar nos fins de semana por ser um momento de menor fluxo”.


Drenagem  


O prefeito acrescenta que as obras vão eliminar as enchentes naquela região. Contudo, cobra agilidade nos serviços na linha férrea, de responsabilidade do Governo Federal.


“A gente pede que a União siga com a drenagem nesse trecho [de trilhos] para que não tenha problema aqui. A ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] assumiu o compromisso de incluir esse trecho nas obras da concessão [do ramal ferroviário]”, afirma. 


Bloqueios  


  •  Quando houver interdição, os veículos vindos de São Paulo deverão desviar para o Viaduto Paulo Bonavides (Alemoa), acessar a Avenida Augusto Barata (portuária) e entrar na Rua Tuiuti, com saída para o Centro (Av. Senador Feijó ou Rua da Constituição).  
  •  Para acessar a Zona Noroeste, será preciso desviar para a Marginal Direita da Via Anchieta no Casqueiro (Km 55), virar na Rua Ana Santos, acessar a Rua Afonsina Proost de Souza e ir à Avenida Nossa Senhora de Fátima (nos sentidos Centro e São Vicente).  
  •  As rotas também serão utilizadas nos outros fins de semana de interrupção viária. No dia 21 (sábado), o bloqueio no acesso será a partir das 6h, com previsão de término às 5h do dia 23 (segunda-feira). Depois, a ação volta no dia 5 de outubro (sábado), às 6h, até as 5h do dia 7 (segunda).  
  •  No sentido Santos-São Paulo, não haverá interdição: apenas rotas alternativas em caso de necessidade. 

Logo A Tribuna
Newsletter