Ponta da Praia terá ações contra a dengue a partir desta quarta-feira, em Santos

Agentes de combate a endemias farão vistorias em imóveis e estabelecimentos comerciais para orientar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti

Por: Por ATribuna.com.br  -  15/07/20  -  12:22
Este será o oitavo mutirão realizado em Santos neste ano. Nas ações anteriores, 418 focos com larvas
Este será o oitavo mutirão realizado em Santos neste ano. Nas ações anteriores, 418 focos com larvas   Foto: ( Carlos Nogueira)

A Ponta da Praia, em Santos, passará por duas semanas de vistorias e ações contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.  


Nesta quarta (15), das 9 às 17 horas, 63 agentes de combate a endemias farão vistorias em imóveis e estabelecimentos comerciais para orientar e, eventualmente, eliminar situações que favoreçam o acúmulo de água, que permitem a reprodução do mosquito. 


Os profissionais da Secretaria de Saúde partirão do Complexo Esportivo e Recreativo Rebouças e percorrerão os imóveis localizados no entorno deste equipamento até o limite com as avenidas Afonso Pena, Coronel Joaquim Montenegro (Canal 6), Mário Covas e Rua Egídio Martins.  


Também serão percorridos os imóveis localizados no lado ímpar da Avenida General San Martin (Canal 7) e na avenida da orla (da General San Martin até a Avenida Mário Covas).   


Segundo a prefeitura, no próximo dia 22, será a vez do restante do bairro receber a visita dos agentes. Este será o oitavo mutirão realizado em Santos neste ano. Nas ações anteriores, 418 focos com larvas já foram eliminados.  


Segurança 


Para a segurança de todos durante ae pandemia do novo coronavírus, as vistorias são realizadas apenas nas áreas externas das casas e nas áreas comuns dos condomínios. Além disso, os profissionais usam máscara, luvas e álcool em gel 70%. Os agentes estão identificados com uniforme (colete verde) e crachá.  


Os pedestres receberão material informativo sobre as doenças transmitidas pelo inseto – tarefa a cargo da equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC). 


Já na próxima segunda-feira (20), alguns imóveis da Ponta da Praia passarão por aplicação de inseticida. São locais que estão no entorno da residência de dois moradores da mesma família que contraíram chikungunya.   


Pela primeira vez, será utilizado o inseticida Cielo, fornecido pelo Ministério da Saúde. O trabalho será supervisionado por técnicos da Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (Sucen).   


Partindo da Praça Engenheiro José Rebouças, o inseticida será aplicado nos imóveis localizados nas três quadras mais próximas, compreendendo a Avenida Fernando Costa, Rua Vereador Henrique Soler, Rua Amélia de Leuchtemberg, Rua André Rebouças, Rua Venâncio José Lisboa e Rua Maria Máximo.  


O inseticida é aplicado em determinados locais da residência, em especial áreas abertas como quintais, frente e corredores. De acordo com a prefeitura, no momento da nebulização, todas as pessoas deverão sair do local e só poderão retornar meia hora depois de terminada a aplicação do inseticida.  


Roupas devem ser tiradas do varal previamente.  Alimentos, bebedouros e comedouros de animais devem ser guardados. Animais de estimação também não devem ser expostos à pulverização. Portas e janelas devem permanecer abertas. 


Logo A Tribuna
Newsletter