PM usa bombas de gás para dispersar palmeirenses na praça da Independência em Santos

Grupo de torcedores, muito deles sem máscara, estiveram no Gonzaga para comemorar o título da Copa Libertadores

Por: Por ATribuna.com.br  -  31/01/21  -  00:14
PM jogou duas bombas de gás para dispersar torcedores do Palmeiras no Gonzaga
PM jogou duas bombas de gás para dispersar torcedores do Palmeiras no Gonzaga   Foto: Carlos Nogueira/AT

Buzinaço, fogos, bombas de gás lacrimogênio e algumas confusões marcaram a festa da torcida palmeirense na Praça da Independência, em Santos, após o título da Libertadores diante do Peixe, no Maracanã. Palco de comemorações, o local desta vez foi bloqueado pela CET-Santos, com apoio da Polícia Militar, para evitar o contágio da Covid-19.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A festa começou tranquila, mas não silenciosa. Veículos circulavam a praça com bandeirões e fazendo muito barulho, fosse apertando a buzina, aos gritos de é campeão ou cantando o hino do clube. Mas, aos poucos, alguns torcedores começaram a ocupar calçadas e ruas, em frente à Praça – foi quando o clima esquentou.


Em um dos pontos, quase 50 pessoas (algumas sem máscara) se reuniram para festejar com fogos de artifício, sinalizadores e muita garganta para comemorar. Assim que começaram a ocupar trecho da Avenida Ana Costa a PM resolveu agir, primeiro pedindo para que saíssem da via e, em seguida, com duas bombas de gás lacrimogênio.


A situação inflamou parte dos torcedores, que reclamaram da atitude dos policiais ao mesmo tempo que dispersavam do local – os oficiais não deixaram passar e, em muitos momentos, foram tirar satisfações. O trânsito nos dois sentidos da Avenida Ana Costa e na avenida Floriano Peixoto chegou a ser interrompido durante a ação, que durou em torno de 10 minutos.


Provocações


Enquanto a PM ‘protegia’ a Praça para não deixar a torcida furar o bloqueio, alguns santistas passavam de carro, moto ou a pé, provocando. Estes eram respondidos pelos palmeirenses com gozações, mas, em determinados momentos, a situação fugiu do controle.


A Reportagem flagrou um torcedor parando e xingando dois palmeirenses - um pai e um filho, com menos de 10 anos. Em outro momento, um ciclista com o uniforme do Santos foi derrubado da bicicleta (que ficou destruída).


No primeiro caso, os ofendidos seguiram rumo à praia, mas no segundo a PM teve que agir e dispersar o agredido e os agressores.


Muitos palmeirenses estavam sem máscara celebrando título na praça da Independência
Muitos palmeirenses estavam sem máscara celebrando título na praça da Independência   Foto: Carlos Nogueira/AT

Logo A Tribuna
Newsletter