O elevado Aristides de Bastos Machado, no Centro Histórico de Santos, vai passar por recuperação e restauração. As obras devem começar no primeiro trimestre do próximo ano. Será o primeiro restauro de grande porte desde sua inauguração, em 1976.
A recuperação do elevado envolve o reparo/reforço estrutural com concreto de alta resistência e aplicação de pintura de proteção em estrutura de concreto aparente.
Receberá aplicação de concreto asfáltico, o paisagismo será recuperado, assim como os passeios, guias e sarjetas. Vai ser feita a sinalização horizontal e pintura em superfícies de concreto, além de urbanização sob o elevado. Por último será implantada ainda iluminação cênica.
Os serviços têm valor orçado em R$ 26.370.990,39 e prazo de execução de 18 meses. Os recursos são de convênio com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e contrapartida do Município.
O elevado foi inaugurado em 6 de novembro de 1976, na administração do prefeito Antônio Manoel de Carvalho. A obra em concreto armado foi idealizada pela Prodesan e possui 385 metros de comprimento.