ONU inicia por Santos debate sobre o oceano

É a primeira vez que o Brasil é um dos cocoordenadores do grupo de especialistas das Nações Unidas

Por: ATribuna.com.br  -  10/05/23  -  06:54
Próxima edição de relatório fornecerá uma visão integrada e atualizada sobre o estado do oceano
Próxima edição de relatório fornecerá uma visão integrada e atualizada sobre o estado do oceano   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Santos será sede, a partir desta quarta-feira (10), da primeira oficina do ano promovida pela Divisão de Assuntos Marítimos e Direito do Mar das Nações Unidas (Doalos, na sigla em inglês). Essa é a primeira vez que o Brasil é um dos cocoordenadores do grupo de especialistas das Nações Unidas responsável por organizar a elaboração do Relatório sobre o Estado do Oceano (World Ocean Assessment).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A próxima edição do relatório fornecerá uma visão integrada e atualizada sobre o estado do oceano, considerando os três pilares do desenvolvimento sustentável em nível global: econômico, social e ambiental.


Ronaldo Christofoletti, professor do Instituto do Mar, da Unifesp-Baixada Santista, foi quem trouxe para Santos a oficina, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ele explica que o relatório é o documento que dá sustentação aos governos para adotarem políticas e programas que tenham alguma relação com o mar.


“Assim como o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), das Nações Unidas, embasa as decisões sobre o clima, o Relatório sobre o Estado do Oceano fornece informações sobre a situação dos mares”, compara o professor e pesquisador, que coordena, na Unifesp, o Maré de Ciência, programa de extensão que aproxima o conhecimento científico da sociedade.


Atlântico Sul e Caribe
Cerca de 80 especialistas de 27 países estão em Santos desde ontem para contribuir com a produção desse relatório, a partir de conhecimentos, debates e oficinas. Estarão em pauta as questões relacionadas ao Atlântico Sul e ao Caribe. “Este é o momento do Atlântico Sul colocar e expor as suas questões e preocupações”, diz Christofoletti.


Por duas semanas, os especialistas debaterão questões relacionadas ao oceano e desenvolverão capacidades para fortalecer a interface entre ciência e política. Pela primeira vez, o relatório detalhará informações e abordagens que podem ser utilizadas pelos tomadores de decisão na busca por sustentabilidade, conservação e restauração do oceano.


A mesa de abertura do Workshop sobre o Atlântico Sul e Caribe, às 9h30 de hoje, na Associação Comercial de Santos, contará com a participação do representante da Doalos de Nova Iorque, Francois Bailet; do cocoordenador do Grupo de Especialistas do Processo Regular das Nações Unidas para Relatório Global do Estado do Ambiente Marinho, Roberto de Pinho; e do diretor do Departamento para o Clima e Sustentabilidade da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Osvaldo Moraes. As oficinas são restritas aos inscritos.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter