Policlínica Campo Grande é uma das unidades de saúde da rede municipal: prevenção é o maior objetivo (Alexsander Ferraz/ AT) Com o objetivo de chamar a atenção para o diagnóstico do câncer de próstata, doença mais comum entre homens no Brasil — atrás apenas do câncer de pele não melanoma —, Santos inicia a campanha Novembro Azul. Segundo o secretário de Saúde, Fábio Lopez, homens com mais de 45 anos que não realizaram seu check-up anual estão convocados para ir a qualquer policlínica para realização de exames. E haverá um Dia D (veja destaque), em que um mutirão de exames ocorrerá em policlínicas e postos itinerantes. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! “Vamos proporcionar não só uma consulta, mas a oportunidade de fazer exames envolvendo outros indicadores: hemograma completo, colesterol e glicemia, por exemplo. O objetivo é trabalhar de forma geral a prevenção”, afirma Lopez. Segundo a Prefeitura, quem for a uma policlínica não precisará passar por médicos, pois o pedido de coleta de sangue é feito pela equipe de enfermagem. Também será solicitada avaliação de PSA (sigla para antígeno específico prostático), que pode indicar o câncer de próstata. Caso alguma alteração seja constatada no laudo, o paciente é encaminhado a um urologista para exames complementares e conclusão do diagnóstico. Em Santos, neste ano, houve 32 óbitos, ante 63 em 2024 inteiro. “Isso é um indicador das ações de prevenção e conscientização feitas, do combate ao absenteísmo (falta a consultas) e do reforço da estratégia de saúde da família. A campanha vem para reforçar a mensagem, mas devemos cuidar da saúde o ano todo”, diz. Quem tem idade a partir de 60 anos deve atentar ao risco da doença, pois é nessa faixa que a mortalidade aumenta. Quem tem parentes diagnosticados antes dos 60 anos deve redobrar cuidados preventivos. Em quaisquer situações, recomendam-se avaliações médicas periódicas a partir dos 45 anos. “As pessoas não devem esperar ter os sintomas, porque essa é uma doença que deve ser descoberta precocemente, para que haja mais chance de tratamento e de cura”, diz. Acrescenta que, caso haja sintomas como dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite ou sangue na urina, deve-se procurar uma unidade de saúde imediatamente. Dia D Como ocorreu na campanha Outubro Rosa, o Novembro Azul em Santos terá um Dia D, com mutirão para exames. Conforme Fábio Lopez, será no dia 29, um sábado, das 9h às 15h30. Os postos itinerantes ficarão nos mesmos lugares das campanhas anteriores. Um deles, no Parque Roberto Mário Santini, no José Menino, e o outro, na Praça Bruno Barbosa, no Jardim Castelo.