Criado em 2019, o programa da Prefeitura virou lei após publicação no Diário Oficial da última quinta-feira (Divulgação/USP) O programa Eu Me Defendo, que oferece técnicas de defesa pessoal para mulheres em Santos, no litoral de São Paulo, agora é lei e passa a integrar de forma permanente a política municipal de proteção feminina. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! Criado em 2019, o programa da Prefeitura virou lei após publicação no Diário Oficial da última quinta-feira, depois de aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos). As aulas, com duração aproximada de três horas, incluem simulações de ataques para que as participantes aprendam e pratiquem técnicas de autodefesa. Mulheres a partir de 16 anos podem participar gratuitamente. Não há limites de vagas. A secretária da Secretaria Mulher, da Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), Nina Barbosa, destaca que o “Eu Me Defendo é um curso prático com técnicas pontuais para que a mulher possa se defender em uma situação de risco”. Nina afirma que o crescimento do programa justificou sua formalização. “Mesmo antes da lei, o Eu Me Defendo já estava na prática. O que muda agora é que passa a integrar o plano de governo do prefeito Rogério Santos e acontecerá com ainda mais efetividade”. A secretária destacou a importância da iniciativa. “Gostaríamos de ter um cenário em que as mulheres não precisassem de uma aula de autodefesa, mas, infelizmente, com os números alarmantes e a escalada de violência no país, ações de enfrentamento são indispensáveis. Segundo a secretária, as informações para participação serão divulgadas nesta segunda-feira (8). A nova lei também prevê parcerias com organizações da sociedade civil para ampliar e qualificar as ações. O Município deverá monitorar e avaliar o programa a cada semestre.