Buracos e alagamentos em alguns trechos da avenida, na Zona Noroeste, prejudicam o tráfego no local (Sílvio Luiz/ AT) Os antigos problemas dos alagamentos em trechos da Avenida Nossa Senhora de Fátima, na Zona Noroeste de Santos, deverão ser resolvidos a partir da construção da nova estação elevatória (EEO) na via. Isso é o que promete o Executivo santista, que aguarda o início das obras pelo Governo do Estado, em parceria com as concessionárias Ecovias Imigrantes e MRS Logística, além da Autoridade Portuária de Santos (APS). O início da construção era estimado para o segundo semestre de 2024, o que não ocorreu. Clique aqui para seguir o canal de A Tribuna no WhatsApp! Durante a forte chuva do último dia 19, que provocou diversos estragos na região, moradores relataram as más condições do asfalto e registros de diversos pontos de alagamentos na avenida, principal corredor viário da Zona Noroeste e que faz ligação com São Vicente. As questões relacionadas ao asfalto, conforme o prefeito Rogério Santos (Republicanos), se devem ao intenso fluxo de veículos pesados que passam pelo local. A região, segundo ele, recebe os caminhões com destino ao Porto de Santos, o que traz um desgaste maior ao asfalto. “A gente vem trabalhando para melhorar essas condições”. Em relação às enchentes, ele cita que os principais registros de alagamentos na Avenida estão localizados no ponto mais baixo de Santos. “Ali está 1,2 metro do nível da maré média. Durante as chuvas intensas da última semana, a maré no momento da chuva estava 1,4 metro. Não precisava nem chover (para causar alagamento)”, disse. Estação O problema, de acordo com Rogério Santos, deve ser resolvido a partir da construção da nova EEO. A estação será feita pela Ecovias Imigrantes em uma área estadual, e inclui também um sistema de dutos de drenagem entre a estação e o estuário, que passam por debaixo das áreas que pertencem à MRS e APS. No entanto, o licenciamento ambiental da obra, que tinha início estimado para o segundo semestre de 2024, ainda não foi aprovado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Os documentos do projeto, apresentados pelo Executivo não atenderam às condições técnicas, e o projeto não foi enviado para aprovação do licenciamento ambiental. De acordo com o Município, o projeto passou por uma série de adequações em função da complexidade e necessidade de autorizações de áreas que serão afetadas diretamente pela obra. “Questões burocráticas já foram superadas e a Administração Municipal ainda não submeteu o projeto à Cetesb para o licenciamento e segue mantendo tratativas com a estatal sobre o tema”, disse o prefeito. Serviços Paralelamente, a Prefeitura informou que está realizando diversos serviços, como os de drenagem e tapa-buracos. Além disso, o Município destacou que garantiu financiamento para outras quatro estações elevatórias, no valor de US\$ 105 milhões (R\$ 574 milhões), em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF). O empréstimo, segundo a Administração Municipal, é o maior da história de Santos. O programa prevê investimentos em obras de drenagem, soluções habitacionais, mobilidade, inovação e tecnologia. Estão programadas a construção de quatro estações elevatórias com comportas (EEC) nos bairros Bom Retiro e Santa Maria (EEC2), Rádio Clube (EEC4), Saboó (EEC6) e Chico de Paula (EEC9). Corredor A Avenida Nossa Senhora de Fátima é considerada um dos corredores viários mais importantes de Santos, interligando a região da entrada da Cidade a São Vicente. Por ela, passam dezenas de linhas municipais e intermunicipais de ônibus. A via também é muito utilizada por ciclistas e caminhoneiros.