Museu Pelé recebe a arte naïf de Alemberg Quindins

Exposição 'A Bola' do artista cearense será aberta no próximo dia 9

Por: De A Tribuna On-line  -  26/02/19  -  19:45
  Foto: Reprodução/Facebook

Pela primeira vez no Estado de São Paulo, a exposição "A Bola", do artista plástico cearense Alemberg Quindins, será aberta no próximo dia 9, às 11h, no Museu Pelé, em Santos. Integrada por 20 obras em acrílico sobre tela, a mostra ressalta a importância da bola na infância e a coloca como protagonista no campo de futebol.


Alemberg Quindins é um representante da arte naïf (do francês, arte ingênua), que engloba artistas sem formação acadêmica.


A exposição conta uma história, unindo cada tela com cenas envolvendo a bola como personagem principal. A mostra tem visitação aberta até o dia 25 de abril, e tem como ambiente os anos 1970, quando Alemberg acompanhava os jogos pelo rádio, lia os comentários da revista Placar e assistia ao Canal 100, cinejornal transmitido nos cinemas, antes dos filmes. A exposição segue depois para o Museu de Esportes, em São José dos Campos, onde fica de 29 de abril a 31 de maio.


A exposição, que estreou em 2016 em Nova Olinda e depois em Crato, no Ceará, é uma iniciativa da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari e com o Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.


Logo A Tribuna