Morre aos 81 anos Walter Mello, ex-repórter fotográfico do Grupo Tribuna

Profissional trabalhou por 47 anos nos jornais A Tribuna e Expresso Popular, tendo sido o colaborador da categoria a atuar por mais tempo na empresa

Por: De A Tribuna On-line  -  01/04/19  -  20:36
Repórter fotográfico Walter Mello
Repórter fotográfico Walter Mello   Foto: Arquivo pessoal

O ex-repórter fotográfico do Grupo Tribuna Walter Mello faleceu, nesta segunda-feira (1º), aos 81 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada. Segundo o fotógrafo e amigo pessoal Luigi Bongiovanni, Mello estava com problemas de saúde por conta da idade. Com mal de Parkinson, o fotógrafo passava por fisioterapia quatro vezes por semana para recuperar movimentos e ajudá-lo a normalizar a respiração.


Após sentir falta de ar, Mello foi internado, mas os problemas cardíacos e respiratórios foram agravantes para seu estado de saúde. “Nos últimos dias, ele estava muito debilitado e já não se comunicava mais. É uma perda muita significativa para a categoria”, lamenta Bongiovanni.


O velório de Walter Mello acontece na Santa Casa de Santos. O sepultamento ocorre no cemitério do Saboó, também em Santos, às 9h30 de terça-feira (2).


Waltinho, como era conhecido, entrou em A Tribuna no início da década de 70, tendo trabalhado por 47 anos na empresa, até julho de 2017.


Como repórter fotográfico, foram 41 anos nos jornais A Tribuna e Expresso Popular, tendo o sido o profissional da categoria a atuar por mais tempo no Grupo Tribuna.


Começou a carreira como motorista de veículo de reportagem. Depois de passar por um período no laboratório de fotografia, foi promovido a fotógrafo e passou a trabalhar, inicialmente, na antiga sucursal de A Tribuna em São Vicente.


Algumas fotos lhe renderam prêmios e reconhecimento. Uma das mais impactantes foi a do incêndio na Vila Socó, em Cubatão, em 1984. Walter capturou o momento em que um bombeiro trazia nos braços um corpo carbonizado, depois de uma madrugada de horror, o que traduziu a dimensão daquela tragédia.


Em 1988, recebeu o título de funcionário padrão de A Tribuna, das mãos de Giusfredo Santini. “Sempre procurei dar o melhor de mim, fazer as coisas com capricho. Se tivesse que deixar um conselho aos jovens, diria isto”, disse Walter Mello em entrevista ao Expresso Popular, publicada na edição dos dias 22/23 de julho de 2017.


A editora-chefe de A Tribuna, Arminda Augusto, relembrou o carisma e o profissionalismo de Waltinho em todas as pautas e reportagens que fez durante sua brilhante carreira. "Um profissional completo, sempre disponível para qualquer pauta, preocupado com os colegas e com a qualidade de seu trabalho. Ensinou muitos de nós quando começamos sobre o dia a dia da reportagem de rua".


Logo A Tribuna
Newsletter