Luiz Henrique Cismeiro, de 42 anos, eliminou 70 quilos em 15 meses (Arquivo Pessoal) Sem recorrer à cirurgia bariátrica, apenas com mudança de hábitos e muita força de vontade, o técnico em comunicação e arte Luiz Henrique Cismeiro, de 42 anos, morador de Santos, perdeu 70 quilos em 15 meses. Ele tinha 156 kg e enfrentava a obesidade desde a infância, com todas as dificuldades associadas a ela — até conseguir superá-las para chegar a 86 kg. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! Apesar de algumas desmotivações e de ouvir que sua condição era culpa dele, Luiz Henrique usou as críticas como incentivo para seguir em frente. Estabelecendo pequenas metas e promovendo mudanças gradualmente, alcançou o resultado que esperava, e continua a emagrecer. “No início, falavam que eu estava assim por minha culpa, por não me cuidar, etc. As pessoas não reconheciam que a obesidade é uma doença. E, conforme fui emagrecendo, alguns falavam: 'Nos primeiros dias é fácil, agora você não emagrece mais'. Eu usei essas críticas de forma a me motivar a continuar”, afirma Luiz Henrique. Como começou o processo de emagrecimento? Desde a infância, Luiz Henrique enfrentava a obesidade e os desafios associados a ela. Em março de 2024, acabou travando a coluna, o que o levou ao hospital com fortes dores. Com 156 kg, precisou ficar internado por cinco dias e recebeu alta em uma cadeira de rodas, para dar continuidade ao tratamento e agendar uma cirurgia. No entanto, na época, o plano de saúde não autorizou a cirurgia na coluna, alegando que o procedimento seria arriscado. “Pois estava muito pesado e tinha diabetes tipo 2, pressão alta, esteatose hepática grau 3 (gordura no fígado, a qual tratava há mais de 10 anos). O médico adiou a cirurgia da coluna para me preparar para uma bariátrica, o que eu sempre fui contra para mim”, conta. O técnico em comunicação e arte acredita que a cirurgia bariátrica é uma das formas de tratar a obesidade, mas não a única. Com fortes dores, sem conseguir andar e impossibilitado de praticar exercícios físicos, ele decidiu iniciar uma dieta e focar na reeducação alimentar para emagrecer. “Tive que seguir uma dieta equilibrada e que tivesse até mil calorias, pois precisava abaixar meu peso para operar a coluna. Iniciei minha alimentação, cortei muitas coisas erradas que comia e sabia que faziam mal. Comecei a emagrecer: no primeiro mês, 15 kg. Único exercício: hidroterapia (fisioterapia dentro da piscina, pois fora sentia muita dor). Depois, parei de emagrecer, então comecei a substituir coisas — não tinha como tirar, mas tinha como substituir”, complementa. Dos 156 kg aos 86 kg Após 15 meses, Luiz Henrique eliminou 70 kg e destaca a significativa melhora em sua saúde. Segundo ele, os exames mais recentes mostraram a reversão de quadros como esteatose hepática, diabetes e hipertensão. “Em dezembro, cheguei a operar a coluna cervical”, relembra. Uma das maiores dificuldades durante o processo, segundo Luiz Henrique, foi não poder praticar atividades físicas naquele período, o que tornou a perda de peso ainda mais desafiadora. “Sei que a luta contra a obesidade será diária, mas até o momento tenho vencido”, comemora.