Melhorias na Rua XV abrem etapa do Novo Centro Velho, em Santos

Histórica, via foi modernizada para ser referência, também, em gastronomia e cultura

Por: Diogo Menezes  -  17/11/23  -  06:55
Rua XV de Novembro foi modernizada para receber eventos culturais e valorizar o espaço gastronômico da região
Rua XV de Novembro foi modernizada para receber eventos culturais e valorizar o espaço gastronômico da região   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A primeira etapa do projeto Novo Centro Velho, que contempla os bairros Valongo e Paquetá, foi entregue ontem à noite, em Santos. A Rua XV de Novembro foi modernizada para se tornar referência, também, na gastronomia e na cultura.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Entre as benfeitorias, o trecho entre as ruas Riachuelo e Frei Gaspar teve nova pavimentação, drenagem reforçada, sistema de cabeamento para telecomunicações e elétrico subterrâneo e a recuperação de toda a iluminação pública.


E, agora, esse ponto é um bulevar, exclusivo para pedestres. Veículos, apenas em horários específicos para carga e descarga. O objetivo é atender quem visita o Centro Histórico.


Conforme o secretário de Serviços Públicos, Wagner Ramos, o objetivo é que a XV de Novembro “se transforme num corredor cultural e que tenha, logicamente, o interesse histórico dos edifícios que estão aqui”.


Mesas externas são posicionadas em frente aos estabelecimentos para atender clientes na Rua XV de Novembro, em Santos
Mesas externas são posicionadas em frente aos estabelecimentos para atender clientes na Rua XV de Novembro, em Santos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Quem trabalha com cultura vê possibilidades, a exemplo do que já se faz região, como os festivais Geek, do Café, do Cará e do Torresmo. Para o diretor de projetos do Clube do Choro de Santos, Danilo Tavares, “essa parte mais humana, de arte, de cultura, (é) que provoca a convivência de uma maneira mais saudável”.


Na cerimônia de lançamento das novidades na XV de Novembro, o prefeito Rogério Santos (Republicanos) destacou o objetivo de valorizar a região como futuro polo cultural e gastronômico de Santos.


“A Rua XV integrará totalmente o projeto do Parque Valongo. Mais à frente, na própria Rua XV, sairá uma rua suspensa que vai chegar ali ao Parque Valongo”, antecipa. “Já há uma busca maior de empreendedores aqui para a região central.”


Artista finaliza mural para valorizar a cultura na Rua XV de Novembro, em Santos
Artista finaliza mural para valorizar a cultura na Rua XV de Novembro, em Santos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

E um novo negócio foi inaugurado ontem: uma cafeteria, de um descendente de comerciantes dinamarqueses de café. Svenn Wolthers abriu o estabelecimento — próximo ao Museu do Café.


Conforme a Prefeitura, esperam-se mais de R$ 100 milhões em investimentos na região central.


Logo A Tribuna
Newsletter