Mais um passo contra as enchentes na entrada de Santos

Ministro da Infraestrutura já está em conversas com a MRS Logística para a realização de obras de drenagem complementar

Por: Da Redação  -  12/06/19  -  22:13
Mais um passo contra as enchentes na entrada de Santos
Mais um passo contra as enchentes na entrada de Santos   Foto: Rogério Soares/AT

O fim dos alagamentos na entrada de Santos ganha um aliado. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, já está em conversas com a MRS Logística para a realização de obras de drenagem complementar, em área federal ao lado da Avenida Martins Fontes. Em nota, a empresa confirma as tratativas.


Atual concessionária da malha ferroviária, as intervenções seriam uma contrapartida para que a concessão seja renovada.


Ao custo de R$ 25 milhões, as obras são fundamentais para ao menos amenizar o problema antigo dos alagamentos na entrada de Santos.


“É um trecho de drenagem debaixo da linha férrea, que vai ligar a nossa galeria até o Rio Lenheiros”, explica o coordenador do projeto Nova Entrada de Santos, Wagner Ramos.


Ele explica que as galerias pluviais da avenida já estão sendo ampliadas, mas que o problema das enchentes só seria resolvido se a tubulação na área da ferrovia também fosse ampliado. “Ficaria esse gargalo. Se nada fosse feito, a drenagem estaria comprometida”, afirma.


Segundo ele, essa questão já vem sendo debatida com o Governo Federal há décadas, desde quando o sistema ainda era operado pela estatal Rede Ferroviária Federal (RFFSA), extinta em 1999.


Há meses


Segundo o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), a ideia de incluir a obra na contrapartida da concessão é algo que vem sendo alinhavado com o ministro desde o início do governo Bolsonaro. “É o ideal [que seja feita essa adequação] para a funcionalidade plena da drenagem”.


A deputada federal Rosana Valle (PSB) ajudou a intermediar o acordo. “Era um pedido do prefeito de Santos que eu intercedesse [...]. Estou muito orgulhosa dessa conquista e de defender sempre os interesses da minha região”.


Além da inclusão da drenagem em Santos, a renovação da concessão tem como outra contrapartida a construção do ramo norte do Ferroanel, na região da Grande São Paulo.


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