Livro celebra os 150 anos da Associação Comercial de Santos

Obra lançada na noite desta quinta-feira (16) conta a trajetória histórica da ACS na Cidade

Por: Maurício Martins  -  16/12/21  -  22:59
Atualizado em 16/12/21 - 23:18
Jornalista e escritor lança livro com histórias da ACS
Jornalista e escritor lança livro com histórias da ACS   Foto: Matheus Tagé/AT

Em 1870, Santos passava por uma transformação. A estação de trem tinha sido inaugurada alguns anos antes, o volume de cargas aumentava consideravelmente e o Porto não tinha estrutura para aguentar a movimentação. Os empresários da época, principalmente cafeicultores, se uniram organizar e fortalecer o que chamavam de Praça Comercial de Santos. Assim, fundaram a Associação Comercial de Santos (ACS).


A partir daí a história da ACS se confunde com a da própria Cidade. A Casa do Empresário foi protagonista do desenvolvimento econômico santista, participando de decisões que ajudaram a modificar os rumos do Município. A trajetória de credibilidade da instituição mais antiga do gênero no Estado e a quinta do Brasil ficará marcada para sempre em um livro, lançado na noite desta quinta-feira (16), em homenagem aos 150 anos entidade.


Com 170 páginas muito bem ilustradas pelo escritor, jornalista e colunista de A Tribuna Sergio Willians, o livro comemorativo, nas versões inglês e português, foi entregue gratuitamente a convidados, associados e autoridades da região e do Estado.


“Optei por fazer uma linha do tempo baseada nos fatos mais marcantes. A proposta não é ser um livro acadêmico. Ele conta a história com muitas fotos e informações curiosas. Por exemplo, a Associação abrigou a primeira agência do Banco do Brasil, criou a primeira guarda patrimonial de Santos, a Guarda Noturna, ajudou a construir a Bolsa do Café e o Teatro Guarany", afirma Willians.


O prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), lembrou que a ACS chegou a governar a Cidade, em dezembro de 1891, por meio de moção popular. “A Associação traz com ela a credibilidade de uma entidade centenária de grandes momentos da Cidade. Fortaleceu a comercialização do café e atualmente a questão portuária”.


Data adiada
O livro era para ter sido entregue no dia 22 de dezembro do ano passado, data do aniversário, mas em razão da pandemia e seguindo os protocolos de segurança, as comemorações dos 150 anos foram adiadas. A obra tem patrocínio do Grupo Tribuna, da Dínamo Inter Agrícola, Eisa, Sucafina e Unimed Santos.


Os patrocinadores receberam homenagens. O Grupo Tribuna foi representado pelo diretor comercial Demetrio Amono, que ressaltou que o jornal A Tribuna é a segunda empresa mais antiga associada da ACS.


“A história da Associação Comercial se confunde com a do Grupo Tribuna, ambos participaram de todo o processo de transformação da Cidade. Além disso, o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, foi presidente da ACS por dois mandatos e deixou um legado importante”


O presidente da ACS, Mauro Sammarco, diz que o livro explica bem o que é a Associação. “Nos aprofundamos na pesquisa para fazer o livro, o autor fez um grande trabalho. Muito bem escrito, a altura da nossa história”.


Logo A Tribuna
Newsletter