Junho Vermelho: Bancos de sangue de Santos têm níveis críticos de estoque

Hospitais buscam mais doadores voluntários para obter tipos sanguíneos menos comuns

Por: Ted Sartori  -  03/06/23  -  07:03
Tempo aproximado para uma doação de sangue é de dez minutos
Tempo aproximado para uma doação de sangue é de dez minutos   Foto: Alexsander Ferraz - 25/6/22

Dez minutos. Um tempo aparentemente curto. Para quem doa sangue, é mais do que o tempo do ato: significa vida longa para quem o recebe. Ainda mais no chamado Junho Vermelho, dedicado, justamente, a fortalecer essas campanhas e para se buscarem novos doadores voluntários.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Em Santos, os locais destinados à coleta de sangue vivem situações distintas. Enquanto o Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro, que é estadual e serve a outras unidades de saúde, opera abaixo de sua capacidade máxima, o Banco de Sangue da Santa Casa de Santos atende, em média, 50 a 60 doadores por dia, número que tem mantido o estoque em situação segura para assegurar a demanda do hospital.


Nos dois espaços, porém, algo não muda: as dificuldades para se ter disponíveis certos tipos sanguíneos, mais especificamente os fatores RH negativo. No Hemonúcleo, está abaixo de 50% do estoque. A Santa Casa lembra que esses são tipos de sangue que necessitam de reposição com mais frequência.


“Ações para captação de doadores de sangue são sempre necessárias, pois o Serviço do Banco de Sangue necessita de doadores frequentes, respeitando os períodos mínimos de intervalos entre as coletas, que são diferentes para homens e mulheres”, informa o hospital.


No caso dos homens, são permitidas quatro doações em 12 meses, com intervalo mínimo de dois meses, enquanto às mulheres são permitidas três no mesmo período, com intervalo superior (três meses).


Condições

Para doar sangue, devem-se cumprir estes requisitos: bom estado de saúde; estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (aguardar duas horas após o almoço e uma hora após o lanche, evitando-se alimentos gordurosos); ter entre 18 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos. Menores (16 e 17 anos) podem fazê-lo acompanhados do responsável legal.


Não pode doar sangue quem teve hepatite após os 11 anos de idade; quem possui histórico de doenças hematológicas, renais, câncer, diabetes, epilepsia, doença de Chagas, malária ou hanseníase; pessoas com história de infecção pelos vírus da hepatite B ou C, da aids (vírus HIV), HTLV ou parceiros sexuais delas; usuários de entorpecentes; e quem utiliza drogas ilícitas injetáveis.


Onde doar

O Hemonúcleo de Santos fica na Rua Oswaldo Cruz, 197, no Boqueirão. O local funciona de segunda a sábado, das 8 horas às 12h30, exceto nos feriados. O telefone é (13) 3223-2860. Não é preciso agendamento. Mas, para quem desejar marcar horário, o agendamento é feito on-line, pelo link.


O Banco de Sangue da Santa Casa de Santos fica no hospital, na Avenida Dr. Cláudio Luiz da Costa, 50, no Jabaquara. O espaço funciona de segunda a sexta, das 7 às 16 horas, e aos sábados, das 7 às 11 horas, exceto nos feriados. As doações também podem ser agendadas pelo telefone (13) 3202-0600, ramal 1414.


Logo A Tribuna
Newsletter