Um aluno quase bebeu o café com a barata. Após o ocorrido, um cartaz alertando os estudantes foi colocado na cafeteira (Arquivo Pessoal) Estudantes encontraram baratas e larvas nos cafés servidos por uma máquina do Centro Paula Souza (CPS), onde funcionam a Etec Escolástica Rosa e a Fatec Rubens Lara, em Santos, no litoral de São Paulo. Os alunos chegaram a colocar um cartaz alertando sobre o aparecimento dos insetos no equipamento, mas o aviso foi retirado. A empresa responsável pela máquina que prepara as bebidas enviou um vídeo para A Tribuna alegando que os equipamentos foram dedetizadas, estão limpos e não há presença de insetos ou sujeira. (Veja vídeo mais abaixo) Clique aqui para seguir o canal de A Tribuna no WhatsApp! Um aluno, que preferiu não ser identificado, relatou ter encontrado uma barata no café no último dia 13, em um dos andares do prédio da unidade, localizado na Avenida Senador Feijó. “Comprei meu café, como costumo fazer de vez em quando. Quando fui beber, senti algo estranho na boca. Coloquei para fora e era uma barata. Simples assim”, afirmou. O estudante disse ter sentido um misto de frustração, indignação e revolta. Outro aluno da unidade, também sob anonimato, relatou que o problema ocorre desde 2023. “Desde quando fiz outra graduação lá, os alunos vêm encontrando baratas e larvas no café dessa máquina, e nada é feito. Na segunda-feira (19), colocamos alguns cartazes de alerta, mas eles foram retirados imediatamente. Um estudante já está pensando em processar o responsável pela máquina. Uma pessoa da minha sala também encontrou larvas no fundo do copo”, observou. Segundo ele, os estudantes decidiram alertar os colegas a não consumirem mais o café. “Um rapaz da minha sala encontrou (os insetos) há uns dois meses e ficamos indignados, porque isso ainda está acontecendo”. Em conversa com um colega, o estudante relatou ter encontrado pequenas larvas no fundo do copo de café. Segundo ele, também foi possível fotografar nesta terça-feira (20) o que seriam ovos de barata na máquina. Estudante afirma ter visto ovo de barata no pé da máquina. A empresa diz que o aparelho foi limpo e dedetizado (Arquivo Pessoal e Reprodução) Posicionamento O Centro Paula Souza (CPS) lamentou o ocorrido e informou que, assim que tomou conhecimento da situação nesta segunda-feira (19), acionou imediatamente a Associação de Pais e Mestres (APM) da Etec, responsável pelo contrato de manutenção e limpeza da máquina. A associação contatou a empresa responsável, que realizou a higienização, deixando a máquina novamente apta para uso. A empresa responsável pela máquina afirmou que solicitará informações à diretoria sobre quem espalhou os cartazes. “Estaremos entrando em contato diretamente com a direção para esclarecimentos sobre o ocorrido, a identificação do responsável pelas declarações e a apresentação de comprovações. As máquinas estão operando há quatro anos, com manutenção realizada de segunda a sexta-feira.”, dissse, em nota. -Baratas larvas Santos (1.462380) A empresa ainda informou que uma dedetização foi feita após o feriado entre os dias 1º e 5 de maio, quando foi constatada a presença de uma bebida contaminada com uma barata. A máquina foi desligada imediatamente e passou pelo processo de dedetização. Até o momento, segundo a empresa, o cliente não entrou em contato diretamente com sua equipe. “Estaremos buscando mais informações para entender exatamente o que houve”.