EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

22 de Julho de 2019

Espetáculo de 'mergulho marinho' é levado para 90 alunos de Santos

Estudantes do Programa de Jornada Ampliada Escola Total assistiram a um filme em 360º gravado pela equipe do Projeto Mantas do Brasil, dentro de um Oceanário

Mergulhar no ambiente marinho do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, Fernando de Noronha e Costa Rica foi o espetáculo proporcionado a 90 alunos do Programa de Jornada Ampliada Escola Total, na sexta-feira (12), no Núcleo São Judas, em Santos.

Divididos em dois grupos, os estudantes assistiram a um filme em 360º, gravado pela equipe do Projeto Mantas do Brasil, dentro do Oceanário, um domo inflável com projetor e tela de 180º. Depois de cada sessão, que durou em torno de 18 minutos, as crianças também ganharam uma revista.

“Parece que você está lá. Fiquei impressionado com o tamanho da arraia manta. Ela usa seu ferrão para se defender”, disse Gabriel Batista dos Santos, 9, da unidade Olavo Bilac. Sua colega Ana Clara Souza Silva, 10, gostou de conhecer outros tipos de peixes. “Na escola, temos aula sobre meio ambiente, mas vi coisas bem diferentes”.

A coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Mantas, Ana Carolina Fornicola, informou que o filme já foi passado em várias escolas, mas em 2019 foi atualizado. “Inserimos vários tubarões e novos peixes”. Ana observou que as crianças menores são mais curiosas e espontâneas, fazem perguntas e têm muitas reações. “É um novo estímulo, um novo mundo ao qual eles têm acesso”, destacou a coordenadora do Núcleo São Judas, Márcia Alves.