Escolas de Santos terão aulas 100% presenciais a partir de agosto

Aulas serão retomadas nesta quinta-feira, com 35% dos estudantes

Por: Maurício Martins  -  21/07/21  -  18:44
 Aulas serão retomadas com 35% da capacidade nesta quinta, mas deve atingir 100% em agosto
Aulas serão retomadas com 35% da capacidade nesta quinta, mas deve atingir 100% em agosto   Foto: Divulgação/PMS

Todas as escolas municipais de Santos e particulares de ensino infantil (que são supervisionadas pela Prefeitura) poderão colocar até 100% dos alunos em sala de aula a partir de 2 de agosto, em horário regular e todos os dias da semana. A ideia é que cada unidade avalie seu espaço físico para verificar se há condições de trabalhar com a capacidade máxima mantendo um metro de distância entre as mesas e cadeiras, protocolo determinado pelo Governo Estadual.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“Cada unidade, junto à sua equipe gestora, fará uma análise do seu espaço estrutural. Se puder atender 100%, vai atender. Se a escola entender que não tem condições, vai apresentar um plano de retomada com a proporcionalidade que pode atender. Mas a grande maioria das nossas 86 escolas tem condições de atender 100% dos alunos”, explica a secretária de Educação de Santos, Cristina Barletta.


Além do distanciamento, serão seguidos outros protocolos de segurança exigidos, como a aferição de temperatura na entrada, utilização de álcool em gel 70% e uso obrigatório de máscaras.


“Os pais que ainda não tiverem confiança podem ir até escola verificar de que forma ela vem se preparando para esse retorno. Se mesmo assim optarem pelo ensino remoto, tudo bem. Temos essa condição, ou por meio das nossas rotinas pedagógicas que são postadas no Portal da Educação ou pela retirada do material impresso”, diz Cristina. Nesse caso, os pais precisam comunicar a escola sobre a decisão.


A volta às aulas em Santos, após férias escolares, acontece nesta quinta-feira (22), ainda com 35% dos estudantes presenciais até o fim do mês, ou seja, nove dias. O funcionamento segue em formato híbrido (aulas presenciais e remotas) para todos, até a retomada integral no dia 2.


Retorno importante


Cristina Barletta acha importante que os estudantes voltem a ter aulas presenciais. “A segurança alimentar dos nossos alunos está na principal refeição do dia, que é oferecida na escola. Esse acompanhamento alimentar também é fundamental”. A rede municipal tem 27.288 matriculados.


A secretária garante que as escolas têm condições de cumprir todas as regras e são seguras. “A importância do retorno nem é só pela questão pedagógica, pela recuperação de conteúdo, mas também pela saúde emocional e mental dos nossos alunos. Essa volta, essa interação dos alunos com seus pares, é fundamental”.


Ela explica que metade dos 4.500 funcionários municipais da Educação da Cidade já estão imunizados contra o coronavírus com as duas doses. A outra metade aguarda a segunda injeção até setembro.


Logo A Tribuna
Newsletter