Como exemplos sobre Zwarg, atos contra usinas nucleares e sentença contra prédios sem coleta de esgoto (Arquivo/AT) Poucas pessoas defenderam de forma tão intensa o ecossistema do Litoral paulista quanto Ernesto Zwarg Júnior. Ele completaria 100 anos hoje — morreu em 2009, aos 84 — e deixou um legado de força e respeito pelo meio ambiente que é reconhecido até os dias atuais. “Ele foi um dos maiores ambientalistas deste Brasil. Da dimensão de Augusto Ruschi, José Lutzemberger e Chico Mendes. Um dos grandes responsáveis pela criação da Estação Ecológica Jureia-Itatins, ao convencer Paulo Nogueira Neto, primeira pessoa a ocupar a coordenação da Secretaria Nacional do Meio Ambiente, precursora do Ministério do Meio Ambiente, da importância da preservação desta região”, afirma o secretário de Meio Ambiente de Peruíbe, Eduardo Ribas. Ele conta que foi aluno de Zwarg e o acompanhou em caminhadas e manifestações contra a construção de usinas nucleares na região. Graças a uma ação popular movida pelo ambientalista, a Justiça considerou nulas as leis municipais 989 e 990, que permitiam construções de prédios com mais de 15 andares — onde poderiam morar mais de 3 mil pessoas — mesmo em áreas não dotadas de sistema de esgoto. O caso resultou na primeira sentença pró-meio ambiente do Brasil. A proibição foi viabilizada em 1977, com o tombamento do Maciço da Jureia pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat). “Ele (Zwarg) foi reconhecido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) como grande líder do movimento pelo tombamento da Serra da Jureia e de Itatins e contra a instalação de um condomínio no Rio Verde, no coração da Jureia”, reforça Ribas. O secretário menciona, ainda, a atuação do ambientalista na abertura do Caminho de Peruíbe a Iguape pela Jureia e da Trilha do Imperador/Caminho do Telégrafo, trajeto centenário que estava fechado e hoje é o caminho da Romaria do Bom Jesus de Iguape, passando pelo chamado Sítio (Praia do Una). SANTOS, POEMA Ao lado do irmão Antônio, Ernesto Zwarg é autor de Santos, Poema, hino oficial de Santos, instituído por lei municipal de 2009. A dupla encontrou inspiração na natureza e no mar do Litoral, representadas desde a primeira estrofe: “Santos poema, jardins pela praia Cidade e porto de mar Tens a magia de barcos estranhos Na barra esperando adentrar”