Em crise, Gota de Leite faz vaquinha virtual e promete mais crianças pra 2019

Coordenadora da Instituição ainda disse que Quermesse não deve acontecer no ano que vem

Por: Cássio Lyra  -  09/11/18  -  22:58
  Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A Gota de Leite enfrentou uma grande crise em 2014 onde ocorreram uma grande onda de demissões. Quatro anos depois, em 2018, a Gota não realizou sua tradicional quermesse e, agora, iniciou uma vaquinha virtual para arrecadar fundos para melhorias do local e poder abrigar mais crianças nas creches.


A fonte de arrecadação da Gota de Leite em 2018 consta no pagamento de aluguel de dois imóveis que pertencem a entidade, além da subvenção da prefeitura de Santos, cerca de 87 mil reais mensais, e doações feitas por pessoas. A vaquinha virtual, iniciada em novembro e prazo final para o dia de Natal, tem como finalidade a melhoria e manuntenção da Instituição e poder abrigar mais crianças.


"Atualmente atendemos 220 crianças. Até o ano que vem estimamos atender 250 crianças. Temos a meta de 52 mil reais até o dia do Natal. Se atingirmos a meta esse seria o nosso verdadeiro presente de Natal. O dinheiro seria usado pra melhorias e manuntenção do local. Até o momento temos 475 reais doados. Então é muito importante a divulgação do site para colaborar e seguir ajudando", explica Adriana Tavares, coordenadora administrativa da Gota de Leite.


Gota de Leite iniciou vaquinha virtual para poder receber mais crianças
Gota de Leite iniciou vaquinha virtual para poder receber mais crianças   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Mesmo que a meta não seja atingida até o dia 25 de dezembro, Adriana conta que as doações vão seguir. Ela acredita na boa vontade das pessoas e que a divulgação sobre o atual momento da instituição ajudem a alavancar a campanha.


“Reduzimos tudo o que foi possível. Estamos em dificuldade, mas não estamos em risco. Vamos continuar com a vaquinha mesmo depois do prazo, pois pretendemos aumentar o número de crianças. Com a divulgação na mídia, isso irá movimentar as pessoas em ajudar. Contamos com a boa vontade, temos muita fé e esperança de que vai melhorar”


A dificuldade financeira atingiu até a tradicional quermesse da Gota de Leite que, em fevereiro, foi anunciado que não aconteceria em 2018. Segundo Adriana, há grandes chances do evento não ocorrer novamente no ano que vem.


"É um evento já muito duvidoso pra nós. Temos diversos motivos pra que seja difícil: não temos patrocinador, o investimento é muito alto, a falta de voluntariados complica muito tanto que chegou ao ponto de que fosse mais possível", analisa a coordenadora, que está na função desde março de 2017.


Segundo coordenadora, quermesse não deve ocorrer em 2019
Segundo coordenadora, quermesse não deve ocorrer em 2019   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O espaço utilizado para a realização da quermesse foi colocado para aluguel. Pessoas interessadas procuraram a entidade, mas nenhum acordo foi concretizado. A Gota de Leite conta também com bazares e brechós para tentar aumentar a sua renda mensal.


Ainda assim, mesmo com todos problemas em relação as finanças, a Gota de Leite segue pagando seus funcionários e demais pendências, todas dentro do prazo e sem dividas. “Tudo o que estamos recebendo como renda está sendo bem administrado”, finaliza a coordenadora.



Logo A Tribuna
Newsletter