Eleição na Associação Comercial de Santos já tem chapas definidas; confira

Candidatos foram anunciados na terça-feira, após homologação do Departamento Jurídico da entidade

Por: Ted Sartori  -  15/02/23  -  09:20
Eleição para presidência da ACS terá duas chapas e será realizada em março, ainda sem data exata
Eleição para presidência da ACS terá duas chapas e será realizada em março, ainda sem data exata   Foto: Matheus Tagé - 2021

A eleição para o comando da Associação Comercial de Santos (ACS) no triênio 2023-2026 terá duas chapas. Os grupos para a disputa foram anunciados ontem, após homologação do Departamento Jurídico da entidade.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O pleito ainda não tem data definida, mas, obrigatoriamente será realizado em março, na sede da entidade, na Rua XV de Novembro, 137, no Centro Histórico.


"Essa eleição é extremamente importante porque se refere a uma das entidades mais relevantes do empresariado regional", afirma o diretor Jurídico da Associação Comercial, Sérgio Fernandes Marques.


Chapas


  Foto: Reprodução

A Chapa 1 (ACS em Primeiro Lugar) é liderada por Mauro Sammarco, atual presidente e que concorre à reeleição. A Chapa 2 (ACS para Todos) tem à frente Ronaldo Taboada, primeiro vice-presidente da atual gestão.


"A Associação Comercial de Santos é uma das pioneiras das associações comerciais do Brasil. É uma entidade secular e, portanto, com ampla representatividade. Estar à frente da Associação Comercial de Santos é uma honra e, portanto, a eleição é sempre muito visada na nossa região", explica Sérgio Marques.


Estão aptos a votar 244 associados. Para atender essa condição, é necessário que todas as empresas estejam regularmente inscritas há mais de dois anos, quites com suas obrigações sociais e com suas fichas cadastrais regulares.


Soluções, representatividade e inovação


A Chapa 1, liderada por Mauro Sammarco, tem entre suas propostas para a administração a Rede Colaborativa. Em parceria com a Fundação Dom Cabral, a ideia é fazer o ecossistema de câmaras setoriais uma rede que ofereça acesso a soluções, ganho de escala e de poder de mercado, aprendizagem e inovação, relações sociais e redução de custos e riscos.


Manter a ACS como espaço para grandes encontros está na pauta. Além de receber iniciativas de parceiros, a entidade criará agenda fixa de discussões nas áreas de Saúde, Tecnologia, Logística, Desenvolvimento Econômico, Educação e Liderança. Outro plano é ampliar a representatividade nas discussões das grandes pautas de progresso social e econômico da Baixada Santista, em especial de Santos.


O olhar aguçado em inovação e tecnologia é outro ponto, com esforço na relação entre empresas do segmento e Poder Público para tornar Santos um hub de inovação. Utilizar o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Santos (Condesan) para conectar metas estabelecidas com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU – Santos 2030 e incentivar projetos para o desenvolvimento da região também são intenções. Um deles, o do Museu de Arte Moderna da Fundação Benedicto Calixto.


O empresário Mauro Sérgio de Lucena Sammarco, atual presidente da Associação Comercial de Santos, nasceu em 18 de outubro de 1975, em Santos. É sócio diretor das empresas Brazil P&I, correspondentes de clubes de proteção e indenização de navios, e da Bowline Marine & Cargo Consultants, consultoria de engenharia e projetos sustentáveis nas áreas portuária e de logística.


Fortalecer a instituição e pautas regionais


A Chapa 2, liderada por Ronaldo Taboada, tem entre seus propósitos fortalecer ações institucionais em todos os níveis, envolvendo as câmaras setoriais.


Efetivar o processo de implantação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Santos (Condesan) é outra intenção, a exemplo de resgatar a qualidade internacional do curso de Classificação e Degustação de Café.


Integrar as associações comerciais da região metropolitana também está na pauta, com debate de temas comuns e definição de pauta geral de interesses da região. para encaminhamento a autoridades.


O Porto de Santos merecerá foco permanente, por sua importância econômica e social, gerando debates de temas de interesse geral entre autoridades, comunidade e associados.


Reformar o Estatuto Social e Regulamento Interno, fazer campanhas institucionais de interesse público e dos associados, além de intercâmbio com autoridades para interação direta com associados, estão na pauta.


Ampliar o estacionamento e outros serviços, parcerias com a mídia para garantir transparência e divulgação das ações da ACS, e fomentar e apoiar iniciativas dos associados no ESG e Inovação são outras iniciativas.


O empresário Ronaldo Jamar Taboada, atual primeiro vice-presidente da Associação Comercial de Santos, nasceu em 9 de julho de 1958, em Santos. O empresário tem larga e reconhecida experiência no mercado cafeeiro, comandando a Five Star Service Comércio Exterior desde 1995.


Logo A Tribuna
Newsletter