Donos de bares e restaurantes de Santos pedem flexibilização após prejuízos de até 90%

O governador de São Paulo, João Doria, deve alterar a medida de restrição dos horários de funcionamento dos estabelecimentos ainda nesta semana

Por: Thiago D'Almeida  -  02/02/21  -  20:07

Proprietários e funcionários de bares e restaurantes de Santos, no litoral de São Paulo, estão animados com a possibilidade de flexibilização dos horários comerciais ainda nesta quarta-feira (4). A equipe de A Tribuna foi para as ruas da cidade e conversou com diversos comerciantes sobre o assunto, que pedem urgência na mudança para que o setor pare de sufocar. Confira na vídeorreportagem acima produzida pelo jornalista Thiago D'Almeida.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A decisão da flexibilização ou não deve ser anunciada nos próximos dias pelo governador João Doria. "A flexibilização dos horários permite aos bares e restaurantes a retomada das atividades. Assim, as famílias continuam empregadas e a economia volta a funcionar. Com as restrições, há muito desemprego e muitas empresas correm o risco de encerrarem [as atividades] por conta do baixo faturamento e movimento", afirma Igor Petrasoli, que trabalha no setor administrativo do La Bell Music & Bar.


Já a balconista Aline Aparecida, que trabalha na Casa do Cafézinho, relata a perda financeira do estabelecimento por conta dos fechamentos aos finais de semana. "Foi péssimo. Perdemos cerca de 90% [do faturamento]", desabafa.


Placa com horário de funcionamento de bar na Av. Ana Costa
Placa com horário de funcionamento de bar na Av. Ana Costa   Foto: Thiago D'Almeida/AT

Em coletiva de imprensa realizada na última segunda-feira (1), o governador de São Paulo citou que as chances de flexibilização aumentaram por conta da diminuição dos números de internações de pacientes infectados pela Covid-19.


"Com duas semanas consecutivas de retração no número de internações e, caso esse cenário se mantenha em queda, na próxima quarta-feira vamos anunciar medidas de suspensão das ordens impostas pelo Plano São Paulo relativas aos horários de funcionamento do comércio, dos shoppings, bares e restaurantes, inclusive aos fins de semana", explicou Doria.


Em 25 de janeiro, o governo de São Paulo anunciou a proibição dos espaços considerados "não essenciais" após as 20h e aos fins de semana. A medida tinha previsão de se estender até o dia 8 de fevereiro, mas um novo anúncio pode mudar a rotina em breve.


De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, até o momento, o estado já registrou 1.794.019 casos e 53.455 mortes.


Bar na Av. Ana Costa
Bar na Av. Ana Costa   Foto: Thiago D'Almeida/AT

Logo A Tribuna
Newsletter