Deputado denuncia descaso com IML de Santos ao Ministério Público Estadual

Tenente Coimbra (PSL) quer apuração do MPE sobre fechamento do local

Por: Maurício Martins  -  22/06/20  -  14:37
IML de Santos deveria atender só óbitos suspeitos ou consequência de crimes, mas fica sobrecarregado
IML de Santos deveria atender só óbitos suspeitos ou consequência de crimes, mas fica sobrecarregado   Foto: Irandy Ribas/ AT

O deputado estadual Tenente Coimbra (PSL) enviou representação ao Ministério Público Estadual (MPE) pedindo investigação sobre o fechamento do Instituto Médico-Legal (IML) de Santos. Conforme A Tribuna mostrou em 9 de junho, a unidade da Avenida Martins Fontes, no Saboó, está fechada há três meses. O Governo Estadual alega que interditou o local por causa de problemas estruturais provocados pelas chuvas. 


“A falha principal é histórica: falta de pessoal. E o Governo do Estado não sinaliza para um novo concurso. A Justiça já tornou a abertura do IML de Guarujá obrigatória quatro horas por dia. Em Santos é um absurdo: um IML que era referência na Baixada Santista está parado. A justificativa da chuva não cola”, ressalta o deputado. 


Com o fechamento do IML de Santos, corpos que necessitam de necropsia em toda a Baixada Santista estão sendo liberados apenas em Praia Grande. O de Guarujá também parou de fazer o serviço. Além disso, pessoas que precisam de exames de lesão corporal, seja por crime (corpo de delito) ou acidente, precisam ir até Praia Grande. 


Representação 


Na representação feita à Promotoria de Santos, o deputado afirma que a unidade, além de ter problemas estruturais, estaria com equipamentos quebrados. “A ausência de câmara frigorífica para acondicionar os corpos que devem passar por necropsia é absurda. Os transtornos que isso traz para as famílias, que têm que esperar para velar seus entes queridos, são incalculáveis”, afirma Coimbra. 


O parlamentar lembra há anos as instalações precárias do IML de Santos e o mau funcionamento são alvos de reportagens e que ele está fechado “por conta do sucateamento dos equipamentos e das instalações”. 


Em nota para A Tribuna, a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) afirma que está à disposição do MPE para prestar “todos os esclarecimentos necessários, como de praxe”. 


Mudança 


Na reportagem do início do mês, o diretor do Centro de Perícias do IML no Estado, Arnaldo Teixeira Ribeiro, disse que o prédio atual em Santos não seria reformado porque a intenção seria a mudança para uma nova sede, na Rua Bernardo Browne, 122/124, no Estuário. 


Ainda não há autorização da Prefeitura para o funcionamento no Estuário. O processo está em trâmite.


Logo A Tribuna
Newsletter