Contrato para construção de ponte sobre o Rio São Jorge é assinado

Obra deve começar no primeiro bimestre de 2019 e tem previsão de durar dois anos

Por: Sheila Almeida & Da Redação &  -  20/12/18  -  13:01
  Foto: Divulgação/PMS

A Prefeitura de Santos assinou, nesta quarta-feira (19), o contrato para execução da ponte que deve se tornar um novo acesso pela Rodovia Anchieta para a entrada da Cidade. A obra deve começar no primeiro bimestre de 2019, com término em dois anos.


A ponte ficará sobre o Rio São Jorge, ligando o Jardim São Manoel aos bairros Bom Retiro e Chico de Paula. O acesso será da altura do km 65 da Via Anchieta até a nova Avenida Beira Rio – em fase final de construção. A intervenção integra a Etapa 4 do programa Nova Entrada de Santos.


A empresa declarada vencedora para executar a ponte é a Queiroz Galvão. O custo da obra é de R$ 81 milhões, obtidos por meio de financiamento com a Caixa Econômica Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Transportes. Santos vai levar 20 anos para pagar a dívida.


Wagner Ramos, gestor do programa Nova Entrada de Santos, explica que a obra “vai ser um marco para a Cidade, porque se trata de um acesso novo que não demandará mais ao motorista entrar pela Anchieta direto para a cidade de Santos, mas ter a possibilidade de desviar para os bairros (da Zona Noroeste)”.



Outras Fases


A primeira etapa da obra começou em maio e está 98% concluída: conta com corredores de ônibus, 28 quilômetros de vias pavimentadas com calçadas acessíveis. O que resta terminar faz parte das obras de drenagem no bairro Castelo, por conta da intervenção na Avenida Haroldo de Camargo.


“Ali tem uma galeria de grande proporção. Foi concluída uma parte e agora estamos contratando a continuação, num trecho de 150metros, para ligar a galeria à futura estação de bombeamento de águas pluviais contemplada pelo Santos Novos Tempos”, diz Ramos, lembrando que para esse trecho se aguarda liberação de R$ 6,5 milhões pela Caixa Econômica.


“Assim que a Caixa finalizar, vamos lançar licitação para contratação e execução. Provavelmente em março ou abril já tenhamos contratação e a conclusão seráemcercade10meses”


Segundo a Prefeitura, como a nova Avenida Beira Rio não está entregue e em uso, a intervenção não causará impactos no tráfego.


Intervenções


Já a segunda etapa das obras da entrada da Cidade é a que deve causar mais transtornos no trânsito. Por ela, que começou em março e segue até 2020, se construiu a Avenida Beira Rio, mas também se fará a ligação da drenagem da Avenida Nossa Senhora de Fátima, em um trecho de 5,5 quilômetros de extensão.


O objetivo é melhorar a captação de águas pluviais na Vila Haddad e regiões próximas da obra do viaduto. Para isso, a Nossa Senhora de Fátima terá que ser interditada em todo um sentido. Depois da obra de drenagem, ainda será feita uma ciclovia, que hoje não atende toda a via. Ainda não há data certa de quando essa intervenção começará.


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