Comerciante de Santos planta mais de 50 árvores sozinho e sonha com hortas comunitárias; VÍDEO

Hugo dos Santos, 43 anos, busca inspirar estilo de vida mais consciente e incentivar projetos para ajudar necessitados

Por: Jordana Langella  -  22/06/21  -  08:54
Atualizado em 22/06/21 - 09:01
   Hugo já plantou mais de 50 árvores em Santos e SV
Hugo já plantou mais de 50 árvores em Santos e SV   Foto: Jordana Langella/ AT

Deixar as cidades mais vivas e verdes é o objetivo de um santista que já plantou diferentes espécies de plantas, de mamoeiros a jaqueiras, nas ruas de Santos e São Vicente. Hugo Camilo Ferreira dos Santos, de 43 anos, adquiriu o hábito em 2018 e desde então já fez o plantio de mais de 50 árvores frutíferas na região. Veja mais detalhes na videorreportagem abaixo.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!



Motivado por um amigo a desenvolver as técnicas de cultivo e jardinagem, o comerciante reserva as horas livres para o hobby. Todos os dias, na ida e volta do trabalho, ele observa o crescimento do que já plantou e procura novos canteiros para colocar as mãos na terra. “Há mais ou menos três anos um amigo meu me ensinou como plantar e nunca mais parei. Tem muitas áreas sem verde e ver o verde crescendo é maravilhoso, não tem preço”, contou.


É uma satisfação própria, mas que Hugo tenta transmitir, por meio da consciência ambiental. Um de seus anseios, por exemplo, é incentivar a formação de hortas comunitárias. “Poderiam ser feitas hortas comunitárias para as pessoas mais necessitadas. Por meio das árvores, a pessoa pode se alimentar com os frutos, sem falar da sombra e também da contribuição para a qualidade do ar”.


Ele explica que aparentemente o plantio de árvores é fácil, mas exige cuidado e atenção, como a escolha do local e terra adequado, de acordo com o tipo de planta. “É um trabalho feito com esforço. Se de 15 árvores, uma der certo, já é uma grande satisfação para mim”.


E, por fim, ressaltou que o trabalho de plantio é individual, mas sempre tem impacto na transformação de um meio. “Se cada um plantar uma árvore, no futuro as cidades estarão cheias de verde. Eu tento fazer a minha parte, sempre tento plantar algo por semana”, finalizou.


Logo A Tribuna
Newsletter