EDIÇÃO DIGITAL

Domingo

15 de Dezembro de 2019

Com sede nova, ACM chega aos 50 anos

Novo prédio está quase concluído; instituição terá várias atividades

A Associação Cristã de Moços (ACM), em Santos, completa nesta sexta-feira (22) 50 anos com uma sede nova para comemorar e reabrir as portas. O prédio será o presente destinado à comunidade, que poderá aproveitar os serviços oferecidos a partir de 2020. 

“É gratificante. A ACM sempre prestou uma série de serviços e a gente pretende dar continuidade a isso para mais 50 anos”, diz, com orgulho, o diretor-geral Ernesto Gallo Filho, à frente da instituição desde o surgimento da ACM no Município.  

O equipamento levou oito meses para ser reerguido no mesmo endereço da sede antiga (Avenida Francisco Glicério, 511/515, Pompeia), que foi demolida. Ficou com 900 m² de área construída.  

“Estamos na fase de finalização, acabamento e também do habite-se e averbação no cartório de imóveis e a entrega das chaves. Mas vamos comemorar simbolicamente amanhã (hoje) e, efetivamente a entrega em 2020”, informa o diretor jurídico, Clayton Alfredo Nunes. 

Estrutura 

O projeto, elaborado pela construtora Adolpho Lindenberg, aproveitou o máximo possível do terreno, que já pertencia à Associação.  

Há, por exemplo, espaço reservado para a área fitness, quadra esportiva com revestimento acústico e piscina com 25 metros para quem curte praticar natação e esportes aquáticos.  

“Teremos basquete, vôlei, judô, caratê, hidroginástica, balé, yoga. Serão muitas atividades e vamos ainda retomar o cooper na praia”, acrescenta Ernesto. 

Segundo ele, a meta é retomar as atividades esportivas como caminho para envolver e ajudar os jovens a vencer o sedentarismo e a trabalhar em conjunto.  

“A gente se baseia muito em regra e em disciplina, que requerem respeito e atitude. A ACM trabalha isso nos esportes que ela criou, como o basquete, em 1891, e o vôlei, em 1895”.  

Sócios 

Quem quiser poderá se associar à ACM, a partir do ano que vem. Por enquanto, os valores não foram definidos. Mas as atividades também serão abertas a não sócios. A instituição oferece bolsas a pessoas carentes. 

“A ACM vem para servir. Esse é nosso propósito e sempre seguindo o espírito da instituição, que é ajudar o próximo e integrar os diferentes”, finaliza Clayton. 

Origem 

A Associação Cristã de Moços (ACM) é uma ramificação de uma organização chamada Young Men’s Christian Association (YMCA), que foi fundada em junho de 1844, em Londres, na Inglaterra, por um jovem chamado George Williams. O objetivo era ajudar outros jovens que chegavam à trabalho na capital inglesa, incentivando a prática dos princípios cristãos. Em Santos, foi implantada no dia 22 de novembro de 1969. O diretor-geral Ernesto Gallo Filho atua na instituição praticamente desde o princípio e, agora, conta que os 50 anos serão especiais, por conta da nova sede. “Você não tem ideia do que representa essa sede para nós. Morro feliz, porque esse foi um sonho desde 1969. Passamos por várias dificuldades. Essa é uma realização. Não pessoal, porque é um trabalho feito para a comunidade”.  

Tudo sobre: