Ciclistas serão alvo de campanha educativa em Santos

O comportamento arriscado de alguns ciclistas tem preocupado as autoridades de trânsito

Por: Tatiane Calixto  -  16/02/21  -  12:39
Trabalho da CET-Santos começa nesta terça; bicicletas poderão ser apreendidas em blitze
Trabalho da CET-Santos começa nesta terça; bicicletas poderão ser apreendidas em blitze   Foto: Carlos Nogueira/AT

Começa nesta terça (16) em Santos uma campanha de orientação e fiscalização na ciclovia da orla. Serão duas semanas de blitze para conscientizar os ciclistas sobre o tráfego seguro. Quem desrespeitar as regras poderá ter a bicicleta apreendida.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com a diretora de Planejamento e Projetos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), Luciane Beck, toda a ação ocorrerá na orla, da Divisa até a Ponta da Praia. Serão montadas duas barreiras. A primeira, no Canal 1 com a praia, a partir das 8h. As seguintes serão organizadas em horários e pontos alternados, sem prévia divulgação.


“Na primeira vez, vamos orientar e conscientizar os ciclistas sobre irregularidades. Caso ele persista, a bicicleta poderá ser apreendida nas barreiras seguintes”, explica Luciane. Todas as ações terão apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.


Conforme Luciane, o objetivo da campanha é tornar o trânsito mais seguro e diminuir irregularidades que ainda são observadas no dia a dia. “Percebemos ciclistas trafegando fora da ciclovia ou numa velocidade incompatível com a via. Há ainda bicicletas no contrafluxo. Muitas vezes o ciclista fica conversando com outro, ocupando os dois sentidos da ciclovia”.


Apesar disso, ela garante que os números de acidentes com ciclistas na Cidade estão em queda. Em 2019, foram 152 acidentes envolvendo condutores em bicicletas. Ano passado, foram 89. Também houve redução no número de mortes. Em 2019, foram oito. Já em 2020, quatro, sendo duas em janeiro, antes da pandemia, uma julho e outra em outubro.

Reciclagem


Luciane explica que o ciclista que tiver a bike apreendida poderá reavê-la sem custos. Porém, será preciso participar de um curso de reciclagem, oferecido gratuitamente pela CET-Santos. Neste momento de pandemia, a atividade é on-line e o condutor receberá informações sobre as normas da legislação de trânsito relacionadas ao uso da bicicleta, além de noções de cidadania.


Para aqueles que quiserem retirar o veículo sem realizar o curso, será obrigatório o pagamento da taxa de apreensão: R$ 47,80. O Serviço de Atendimento ao Cidadão da CET-Santos funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, pelo telefone 3228-9300.


Logo A Tribuna
Newsletter