As três válvulas antirretorno impedirão o refluxo das águas pelas bocas de lobo, o que causa alagamento (Alexsander Ferraz/ AT) A Prefeitura de Santos iniciou, na última semana, os preparativos para a instalação de três válvulas antirretorno junto ao Canal 3, em pontos de junção com as ruas Jorge Tibiriçá, Lincoln Feliciano e Alamir Martins, vias que costumam registrar alagamentos mesmo sem chuva, em episódios de maré alta. Os equipamentos devem ajudar a minimizar a ocorrência desses fenômenos. Clique aqui para seguir o canal de A Tribuna no WhatsApp! Segundo a Prefeitura, os trabalhos começaram com a delimitação da área e a colocação de tapumes. Em entrevista, o secretário de Serviços Públicos de Santos, Fabrício Cardoso, esclareceu que as válvulas devem chegar em torno de 60 dias, e que estão sendo iniciadas, no momento, as obras de infraestrutura civil. “Acreditamos que, daqui a 80 a 90 dias, esteja tudo concluído”, afirmou. Utilizados pela primeira vez no Município, os dispositivos têm como objetivo impedir o refluxo da água do mar para a cidade. “Muitas vezes, a água da maré acaba retornando pelas bocas de lobo, o que causa empoçamento ou até alagamento”, explicou o secretário. Ampliação Ainda de acordo com Cardoso, o sistema é projetado para liberar o fluxo da água da chuva em direção ao mar, mas bloquear o movimento contrário. “Ela não permite que essa água volte sentido mar-cidade, de modo que ela seja escoada para os canais e, dos canais, para o mar”. Para a Administração, a instalação dos dispositivos é vista como um projeto piloto. “Vimos, pelos estudos, que as válvulas são extremamente positivas. Se tudo transcorrer bem, é possível que esses equipamentos sejam instalados em outros pontos que sofrem com a alta da maré”, destacou Cardoso. Mais obras A instalação das válvulas faz parte de um conjunto maior de obras na faixa de areia santista, com investimento total de R\$ 3,99 milhões. O projeto também prevê a revitalização de passarelas sobre os canais 3 ao 6 e melhorias nos acessos à praia. Entre as intervenções já realizadas estão a construção de quatro rampas acessíveis – sendo duas na Aparecida e duas no Embaré –, além da recuperação estrutural da parte inferior das passarelas. Em nota, a Prefeitura acrescentou que a extensão do piso das estruturas também está sendo feita, com adaptações para reduzir o impacto das marés. Os serviços são de responsabilidade da empreiteira Focus Consulting Engenharia, com prazo até julho. Do valor total das obras, cerca de R\$ 3,5 milhões são do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos (Fundurb) e o restante vem do orçamento municipal.