Objetivo é conscientizar sobre autismo e necessidade de inclusão. Santos, por exemplo, tem Clínica Escola (Sílvio Luiz/ AT) O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que transcorreu na quarta-feira (2), será lembrado em Santos com uma caminhada no domingo (6). A concentração será às 9 horas, no Canal 6, entre Ponta da Praia e Aparecida. O percurso começará às 10 horas, rumo à Fonte do Sapo, na Aparecida. A iniciativa é do Grupo Inclusão para Todos e de patrocinadores, com apoio da Prefeitura. Haverá distribuição gratuita de camisetas antes do início da caminhada, cujo tema é Informação Gera Empatia, Empatia Gera Respeito. O objetivo é reunir famílias, profissionais da área e membros da comunidade a refletir sobre o transtorno do espectro autista (TEA). O presidente do Grupo Inclusão Para Todos, Francisco José Moreira da Silva Junior, conta que também haverá atrações como a escola de samba X-9, que venceu o Carnaval santista neste ano, capoeira, dança inclusiva, circuito psicomotor e apresentação de um hino. “É fundamental (que haja atos do tipo) para um diálogo mais construtivo e assertivo, para que possamos, de fato, construir políticas públicas cada vez mais eficazes em nosso Município”, afirma. Moreira é pai de uma criança autista de nível 3 de suporte, o mais severo, e não verbal (não fala). Mais encontros Além da caminhada, o grupo Inclusão Para Todos promoverá outros encontros durante o mês. Um deles será a sessão de Cinema Azul, gratuita e adaptada para pessoas com deficiência, em parceria com o Cine Roxy. A outra iniciativa consistirá em uma visita monitorada à Vila Belmiro. As datas serão divulgadas. Para o dia 27, às 14 horas, está marcado o Grande Piquenique TEA, com apoio da Prefeitura, no Jardim Botânico Chico Mendes, no Bom Retiro, Zona Noroeste.