Câmara de Santos elege novo presidente e próxima Mesa Diretora

Comandante da Casa para o biênio 2023/2024 será o vereador Cacá Teixeira (PSDB)

Por: Sandro Thadeu  -  02/11/22  -  10:05
Atualizado em 02/11/22 - 22:46
Carlos Teixeira Filho, o Cacá (PSDB), será o presidente da Casa no biênio 2023/24
Carlos Teixeira Filho, o Cacá (PSDB), será o presidente da Casa no biênio 2023/24   Foto: Fabrício Costa/AT

O vereador Carlos Teixeira Filho, o Cacá Teixeira (PSDB), será o presidente da Câmara de Santos no biênio 2023/2024. Nesta terça-feira (1º), o tucano foi eleito para comandar a Casa, a partir de 1º de janeiro.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Ele estará à frente da futura Mesa Diretora, que terá mais quatro integrantes: Pastor Roberto de Jesus (Republicanos, 1º vice-presidente); Chico Nogueira (PT, 2º vice-presidente); Lincoln Reis (PL, 1º secretário); e João Neri (PSD, 2º secretário). Apenas essa chapa foi inscrita, recebendo 17 votos favoráveis e quatro contrários – Benedito Furtado (PSB), Débora Camilo (PSOL), Rui De Rosis (União) e Sérgio Santana (PL).


“Vamos dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo presidente Adilson Junior (PP) e garantir as condições necessárias para que os vereadores possam desenvolver as ações. Seguiremos debatendo o que for de interesse da população santista e analisando os projetos do Executivo e dos parlamentares”, frisou Cacá.


Ele entende que é possível avançar em algumas questões, como a instalação de um painel eletrônico de votação, para dar maior transparência ao público sobre o posicionamento dos vereadores nas discussões das matérias.


Uma das metas da nova Mesa Diretora é viabilizar a reforma do edifício que abrigava a Escola Acácio de Paula Leite Sampaio, na Vila Nova, para sediar a Escola do Legislativo e Cidadania. O equipamento pertence à Prefeitura, mas foi cedido à Câmara. “Precisamos aproveitar aquele espaço, que é muito bom”. disse.


Filiado ao PSDB há 30 anos e atual vice-provedor da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos, Cacá está no terceiro mandato como vereador.


O tucano também tem experiência na Administração Municipal. De 2005 a abril de 2012, ele atuou como secretário da Assistência Social, durante a gestão de João Paulo Papa (PSDB). De 2008 a 2012, exerceu a função de vice-prefeito.


Em 2017, o parlamentar se licenciou da Câmara para comandar a Secretaria de Gestão até abril de 2020, durante o segundo mandato no Executivo de Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).


Comissões permanentes

Após a definição da nova Mesa Diretora, a sessão foi interrompida por alguns minutos para os legisladores definirem a composição das 20 comissões permanentes da Casa a partir do próximo ano.


A principal delas, a de Constituição e Justiça, terá os seguintes integrantes: Adilson Junior (presidente), Pastor Roberto Jesus (vice) e Bruno Orlandi (PSD, terceiro membro).


Logo A Tribuna
Newsletter